Conforme noticiamos nesta última quinta-feira, aqui mesmo neste site, o Brasil passou a ser candidato a sediar o Mundial de Clubes da FIFA 2021, na cidade do Rio de Janeiro. Desta forma, o país como anfitrião teria uma vaga direta garantida a um de seus clubes; qual seria esse clube a representar o país na competição?

Sem essa resposta, ao certo é que se a FIFA concordar com a candidatura do Rio de Janeiro como sede para a disputa do torneio acima já citado, o Brasil poderá ter dois times disputando o mesmo, uma vez que temos três equipes nacionais nas semifinais da Libertadores deste ano (Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras), tendo como intruso o Barcelona de Guayaquil, que dificilmente chegará as finais.

Vaga para o país-anfitrião

Se o Mundial de Clubes realmente ocorrer no Rio de Janeiro e nenhuma equipe brasileira conquiste a Libertadores deste ano, qual clube representaria o Brasil na disputa? Se formos pegar o exemplo do Japão, em 2016, o mesmo indicou na época o Kashima Antlers, que havia conquistado o título nacional cinco dias antes do início do torneio.

Mas com a última rodada do Brasileirão está marcada para o dia 05 de dezembro, essa data poderá ser impeditivo para que o campeão brasileiro deste ano seja o indicado pelo país, mas caso a FIFA aceite, temos o Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras mais uma vez como possíveis candidatos.

Campeão da Libertadores

Se formos pegar a Libertadores deste ano, onde temos três brasileiros na disputa, conforme já aqui citado, com Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG na disputa, poderemos ainda assim ter dois times nacionais no Mundial de Clubes, para isso, dois deles teriam que estar na final da competição sul-americana, onde se o Flamengo for indicado como clube do país-sede, restaria uma vaga ao vice-campeão da Libertadores deste ano, visto que essa é uma competição organizada pela Conmebol.