Saiba quando foi o último título das franquias da NBA

A NBA está indo para as suas fases decisivas e podemos ter pela primeira vez o Denver Nuggets como vencedor da competição. Porém, o provável adversário da equipe irá sair do confronto entre Boston Celtics e Miami, inclusive, o Heat leva vantagem de 3 x 1, além de contar consigo como uma marca histórica, já que a equipe que abriu 3 x 0, em uma final, jamais foi derrotada.

Porém, se temos as boas campanhas de Lakers, eliminados pelo Denver, além de Boston Celtics, Miami Heat e o próprio Nuggets, temos algumas equipes que ou nunca conquistaram a NBA, ou que estão muito tempo sem levantar uma taça da competição. Pensando nisto, o Minha Torcida fez um levantamento e te conta quais são as franquias que estão há mais tempo sem conquistar a NBA. Memphis Grizzers, Indiana Pacers, Phoenix Suns, Utaz Jazz, Brooklyn Nets, não foram citados porque não conquistaram nenhuma vez, assim como o Denver Nuggets.

Franquias há mais tempo sem conquistar a NBA:

Boston Celtics

Fundada em 1946, é uma das tradicionais equipes da NBA, possuindo impressionantes 17 campeonatos no total, porém vive uma crise bem forte em relação a títulos. Nesta temporada chegou a ganhar o título da divisão e ganhou em duas oportunidades nos últimos anos o título da conferência, porém não vence a liga desde 2008. Na época o Celtics contou com uma vitória por 4 x 2, diante do Lakers, para comemorar o campeonato. Destaque para Paul Pierce, que foi o MVP, pelo Boston e atualmente se encontra aposentado.

New York Knics

O Knicks é uma equipe muito conhecida, com muitos craques ao longo da sua história, mas está um tempo considerável sem conquistar um campeonato. Em 2013 eles chegaram a conquistar o título da divisão, mas foi só isto mesmo. A equipe tem duas conquistas da NBA, mas não levanta o troféu desde 1973, quando derrotaram os Lakers, em uma final que terminou em 4 x 1.

Philadelphia 76ers

Outra equipe fundada em 1946 e uma das mais antigas do torneio, o 76ers também não sabe o que é conquistar o torneio faz algum tempo. Em 2021 até chegou a conquistar o título da divisão, mas foi só isto mesmo. A última taça aconteceu em 1983, quando derrotaram o Lakers. Na época Moses Malone foi o MVP da competição, o atleta que é um dos 50 maiores de todos os tempos.

Toronto Raptors

O Raptors foi a sensação da competição em 2019. A equipe nunca tinha conquista um título da NBA e carregava consigo a responsabilidade de ser a única equipe canadense a conseguir conquistar o torneio de basquete dos Estados Unidos. Em 2019 eles derrotaram o Golden State Warriors e celebraram a primeira conquista. Depois disto, o time nunca mais foi muito longe.

Chicaco Bulls

Equipe que já contou com a lenda Michael Jordan, o Bulls também estão no jejum de conquistas a algum tempo. Em 2012 eles chegaram a ganhar a divisão, mas não chegaram a celebrar a conferência. O último título aconteceu em 1998, quando Jordan era o principal nome da equipe.

Clevand Cavaliers

Uma das mais novas franquias, foi fundado em 1970. O Cavaliers chegaram a ter um período de sucesso entre 2015 até 2018, quando chegaram na final da NBA, mas apesar dos quatro títulos de conferência, só foram conquistar a liga em 2016 e desde lá não chegam nem perto de repetir tal feito. A franquia tem apenas um campeonato.

Detroit Pistons

Outra das equipes consideradas mais antigas, o Pistons tem mais de 80 anos de existência, mas demorou um tempinho considerável para dar medo a seus adversários. Foi campeão da conferência em cinco oportunidades, conquistando o campeonato em três oportunidades. Porém, o último título da equipe na NBA foi só em 2004, desde lá a equipe não vem mostrando muita força.

Milwaukee Bucks

A franquia não conquista um campeonato desde 1971, mas depois de um bom desempenho se livrou desta marca e não está tanto tempo assim sem conquistar o torneio. A última vez que o Bucks foi campeão da NBA, foi em 2021 e neste ano eles conseguiram o título da divisão.

Oklahoma City Thunder

uma das mais recentes franquias, o Thunder teve no seu elenco a lenda Chris Paul e, apesar de ter quatro títulos da conferência foi só conquistar um campeonato, em 78/79. Depois disto até chegou a ameaçar, mas não chegou muito distante.

Portland Trail Blazers

Outra equipe recente, os Blazers volta e meia são surpresas na competição, mas acabam cansando no decorrer das rodadas. A equipe não conquista a divisão desde 2018 e sua última final de NBA foi em 1992, quando conquistou a conferência e chegou na disputa do grande título. Porém, em 1977, o time conseguiu levantar a taça, mas foi o último e único campeonato até o momento.

Golden State Warriors

Ao longo da sua história mudou de nome três vezes e desde 1971 se mantém como Golden State Warriors. E a mudança deu sorte, já que quando era de San Francisco, de 1962 até 1971, não conseguiu nenhum campeonato e depois com a mudança de nome, acabou conquistando o torneio de 1975. É o atual campeão da competição, mas não conseguiu ir bem nesta temporada, já que não conquistou nem o título da divisão. Apesar de não chegar nas finais. Esta perda de desempenho é normal, já que no draft quem leva vantagem para se reforçar são as equipes que ficaram nas piores colocações.

Los Angeles Lakers

Patrolado nas finais, o Lakers passa por mais um período complicado na sua história. A última conquista foi em 2020, mas antes eles ficam oito anos sem saber o que era conquistar o campeonato e nem a divisão. Aliás, ao final da temporada podem perder Lebron James. principal estrela e que deu a entender que irá se aposentar.

Sacramento Kings

Fundado em 1948, como Rochester Royals, é uma das franquias mais antigas e também uma das que mais mudou de cidade. Foram cinco mudanças, porém com pouca sorte. Na atual temporada conseguiu conquistar a divisão, mas não sabe o que é chegar em uma final desde 1951, quando foi campeão pela última vez. É um dos maiores jejuns na história da competição.

Dallas Maverics

Equipe que fez uma boa campanha em 2021, é uma das mais novas, tem apenas 30 anos de fundação. Em 2011 chegou a levantar a taça, após ganhar a conferência e já tinha ido bem na temporada anterior, quando conquistou a divisão. Porém, desde então, não sabe o que é chegar e nem ganhar a competição.

Houston Rockets

A equipe é mais um exemplo de franquia que teve bons momentos e depois não voltou a botar muito medo nos seus adversários. Chegou a ganhar o título da divisão, em 2020, mas não chegou a comemorar a conferência. Conquistou o título em 94 e 95, mas depois de 1995 não conseguiu nem chegar na final.

San Antônio Spurs

A franquia começou em Dallas, depois foi para o Texas e desde 1971 se chama San Antônio Spurs. E a mudança deu muito certo, já que o conquistou cinco vezes a NBA, 22 vezes a divisão e seis títulos da conferência. Porém, desde 2014 não sabe o que é levantar a taça da competição.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]