Data especial! Ronaldo Fenômeno comemora 30 anos da estreia como profissional

Nesta quinta-feira (25), o ex-jogador Ronaldo Fenômeno completa 30 anos da estreia como jogador profissional. A saber, a primeira partida do atual gestor do Cruzeiro aconteceu no dia 25 de maio de 1993 contra a Caldense. Com a camisa da Raposa, o atacante iniciou sua linda trajetória no mundo do futebol.

Sem grandes expectativas, Ronaldo chegou às categorias de base do Cruzeiro em janeiro de 1993. Apesar do seu jeito tímido, o jovem jogador já chamou a atenção da comissão técnica do clube mineiro. Na época, a Raposa disputava o Estadual e a Copa do Brasil, que era realizada apenas na primeira parte da temporada, até o meio do ano.

Alguns meses depois, Fenômeno ganhou uma oportunidade no time principal do Cruzeiro. Desempenhando um lindo futebol e demostrando muita categoria, Ronaldo brilhou com a camisa azul, já marcando o seu nome na história da equipe. Posteriormente, em 1994, o centroavante foi negociado com o PSV, da Holanda.

Ao todo, pelo Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno marcou 56 gols em 58 partidas disputadas. Com uma média espetacular, o craque brasileiro deixou saudades, mesmo após poucos jogos com pela Raposa.

Brilho na Europa e carreira espetacular de Ronaldo Fenômeno, veja alguns números do ex-jogador

O sucesso durante os primeiros passos como profissional no Cruzeiro, continuaram na Europa. Passando por vários gigantes europeus como PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, Ronaldo Fenômeno foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e pela revista World Soccer em 1996, 1997 e 2022.

Pela Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno disputou quatro Copas do Mundo (1994, 1998, 2002 e 2006). Conquistando o título mundial em duas oportunidades (1994 e 2002), o ex-atacante balançou a rede 15 vezes em 19 oportunidades, sendo o segundo maior artilheiro da história da competição, fincando atrás apenas do centroavante alemão Miroslav Klose.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.