Um dos fatos mais polêmicos desta edição dos jogos olímpicos de Tóquio é a presença da ROC entre os países participantes do evento. E, muitos dos espectadores e amantes do esporte se questionaram sobre a causa e quem seria o país representado por esta sigla.

A sigla ROC significa Comitê Olímpico Russo. Esta sigla teve de ser elaborada por conta da punição do COI (Comitê Olímpico Internacional), após a Rússia ser banida do evento por conta de um escândalo de manipulação de exames antidoping, os 335 atletas que representam este comitê em Tóquio devem, inclusive, seguir uma série de regras para mostrar que não representam a Rússia, como por exemplo:

  • Não ouvir o hino da Rússia em caso de chegar ao pódio
  • Todas as exibições públicas do nome do participante devem conter a sigla "ROC", e não "Comitê Olimpico Russo"
  • Os atletas que estão na Olimpíada tiveram que provar que não se envolveram no evento que gerou a punição. Na ocasião da punição, a Wada (Agência Mundial Antidoping) alegou que a decisão foi rígida, mas que defende os direitos dos atletas não envolvidos no caso.
  • A punição não se aplicou apenas para as Olimpíadas. Neste período de punição, por exemplo, a Rússia não pode sediar nenhum evento esportivo internacional, e seus dirigentes esportivos não poderão participar.
Mesmo sem representar o país, atletas russos podem vestir uniforme com as cores da bandeira. (Foto:Reprodução)
Mesmo sem representar o país, atletas russos podem vestir uniforme com as cores da bandeira. (Foto:Reprodução)

Por que a Rússia foi banida das Olimpíadas?

As primeiras evidências do escândalo apareceram no ano de 2015, quando surgiu um grande número de casos positivos de doping. Só então, no ano de 2019, a WADA, juntamente com o COI, concluíram que os russos alteraram dados laboratoriais sem nenhuma autorização.

Além disso, foi comprovado que plantaram evidências falsas e apagaram dados conclusivos com resultados positivos de doping. Todo o esquema contou com o apoio do governo local.

Sendo assim, os órgãos responsáveis decidiram pela punição por 4 anos por entender que a agência antidopagem russa não colaborou com as investigações. Após uma apelação dos russos, o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), a pena foi reduzida para apenas 2 anos, tendo agora como prazo final o dia 16 de dezembro de 2022. Mesmo não podendo fazer nenhuma menção à Rússia, os atletas do ROC podem utilizar os uniformes nas cores azul, vermelha e branca.