“Amor pela Corinthians, mas…”; Rita Lee teve feito marcante em equipe gaúcha

Rita Lee, ícone do rock brasileiro e da cidade de São Paulo, morreu nesta segunda-feira (9), aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pulmão, diagnosticado em 2021. O comunicado foi feito pela família da cantora através das redes sociais.

Ícone da música, Rita era apaixonada por futebol, torcedora declarada do Corinthians, fez parte ativamente da Democracia Corinthiana, junto com Sócrates, Casagrande, Vladimir e cia.

Mesmo sendo mais uma do Bando de Loucos, Rita Lee também deixou sua marca em outro clube do futebol nacional brasileiro, o Internacional, clube do Rio Grande do Sul.

Em 2008, durante um de seus shows na capital gaúcha, Porto Alegre, ela falou sobre sua relação com o uniforme da equipe colorada, que combinava com sua marca registrada, os seus cabelos vermelhos.

Na ocasião, a cantora foi homenageada pelo Inter, e recebeu o título de consulesa cultural do clube, se tornando a primeira mulher a integrar o grupo, que tinha como objetivo mostrar a paixão colorada. Depois dela entraram para o grupo: Bárbara Paz, Fafá de Belém, Júlia Lemmertz, Patrícia Poeta e Renata Fan.

A lista de cônsules conta com 12 artistas, alguns deles já gravaram músicas sobre o time ou simplesmente vestiram a camisa colorada por terem uma simpatia e relação próxima ao clube. Esse era o caso de Rita, que sempre que tinha oportunidade de estar no sul do país falava sobre o Internacional.

Em entrevista a cantora falou sobre o título recebido e como ela recebeu a notícia:

“Ser uma consulesa colorada me deixa para lá de emocionada. Naquele mesmo sábado, soube que Fernandão havia saído do clube e eu estava jururu. Mas depois, conversando com o pessoal do Inter, fizemos uma macumbinha para que tudo continuasse na paz e até ganhamos do Botafogo”, disse.

Logo que comunicado a morte de Rita Lee, as homenagens começaram a acontecer nas redes sociais, exaltando o legado e a mulher que era para o país e para a cultura nacional.

Através da sua conta oficial, o Inter também homenageou a sua consulesa cultural.

Veja o que disse o clube colorado:

“Hoje, o Brasil se despede da sua rainha do rock, Rita Lee Jones de Carvalho, uma das figuras mais revolucionárias, questionadoras e importantes da cultura brasileira. O Sport Club Internacional perde também uma de suas mais queridas consulesas culturais. Cônsul cultural desde 2008, Rita foi a primeira artista mulher a integrar o projeto, que visa difundir a paixão colorada. Vai em paz, Rainha! Você estará para sempre em nossos corações”, diz o post.

Jade Gimenez Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 à NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.

[blocksy_breadcrumbs]