Regras da Supercopa do Brasil divergem entre masculino e feminino; confira

A Supercopa do Brasil masculina aconteceu neste último sábado entre Palmeiras e Flamengo. O Verdão levou a melhor e além de conquistar o título faturou nada menos que 10 milhões de reais e o Rubro Negro levou 5 milhões de reais. A premiação das duas equipes somadas é o dobro da do ano passado, que foi de apenas 7 milhões de reais, sendo cinco para o campeão e dois para o vice-campeão.

E na Supercopa do Brasil feminina a CBF não divulgou o valor da premiação para o campeão e vice-campeão deste ano. O torneio foi criado na temporada passada para ampliar a competitividade no futebol feminino, que não conta com a mesma visibilidade da do masculino. Do mesmo modo, algumas regras da competição divergem entre os dois gêneros; confira quais são.

Regras da Supercopa do Brasil divergem entre masculino e feminino

Enquanto a edição masculina é composto apenas por um jogo que são os campeões do Campeonato Brasileiro e o da Copa do Brasil, no feminino, é feito por três fases: as eliminatórias; a semifinal e a final. A classificação funciona da seguinte maneira: os oito times mais bem classificados do Campeonato Brasileiro Feminino, um de cada estado, se classifica para o torneio e os quatro melhores da Campeonato Brasileiro A-2 também estão garantidos na competição.

Com isso, é feita uma fase eliminatórias entre as equipes, onde os melhores vão para a semifinal e logo após isso, é feita a decisão do campeonato com os dois melhores times.

No ano passado, o Corinthians faturou o título após bater o Grêmio por 1 x 0, contudo além do troféu e das medalhas as equipes não recebeu uma premiação em dinheiro conforme feito no masculino. Mesmo a competição sendo patrocinada por 13 marcas e a decisão ter sido transmitida na TV aberta, que segundo informações da Kantar IBOPE Media, foi assistido mais de 46 milhões de telespectadores.

As equipes do Grêmio, Flamengo, Internacional e Esmac, informaram que tiveram prejuízo ao participar do torneio. Normalmente cada fase de um campeonato, cada equipe recebe uma compensação em dinheiro pela participação, como é no Brasileiro Feminino. Em 2022, a CBF distribuiu cerca de 5 milhões de reais entre as dezessetes equipes e o campeão, o qual foi o Corinthians, ganhou um pouco mais de 1 milhão de reais ao conquistar o título diante do Internacional.

Esses valores ainda nem chegam perto do quanto o masculino fatura só por apenas participar das competições. Contudo, já é um avanço para o futebol feminino.

A CBF ainda não divulgou que a Supercopa Feminina de 2023, terá alguma premiação além das medalhas entregues para as jogadoras. A edição deste ano começa a partir do dia 5 de fevereiro com a rodada eliminatória, a semifinal está marcada para o dia 8 e no dia 12 de fevereiro é feita a decisão. Portanto, confira quem são os participantes da Supercopa do Brasil Feminina:

Regras da Supercopa do Brasil divergem entre masculino e feminino; confira
Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]