Quantas finais de Copa do Brasil o São Paulo jogou?

Não há dúvidas de que o São Paulo é um dos maiores clubes do futebol brasileiro e mundial. Porém, existe uma competição que o time almejava conquistar ha um bom tempo, a Copa do Brasil. Com a taça levantada em 2023, fica a pergunta, quantas finais de Copa do Brasil o São Paulo jogou?

Logo quando foi criada, no final da década de 80, a Copa do Brasil tinha algumas diferenças da forma que ela é disputada hoje em dia. Até pouco tempo atrás, os times que disputavam a Copa Libertadores da América não jogavam a competição nacional, devido ao calendário apertado.

Com isso, o São Paulo ficou de fora de várias edições, já que na década de 90 e nos anos 2000 o clube tinha um grande elenco, dificilmente jogava uma Copa do Brasil, já que estava na disputa da Copa Libertadores da América.

Agora, com o novo formato, com a competição se estendendo por todo o ano, o tricolor paulista tem aparecido bastante nas fases mais avançadas da competição, mas fica o questionamento, quantas finais de Copa do Brasil o São Paulo jogou?

Quantas finais de Copa do Brasil o São Paulo jogou?

Mesmo com uma história gigantesca cheia de títulos, o São Paulo chegou a apenas duas finais de Copa do Brasil, no ano de 2000, onde acabou perdendo para o Cruzeiro nos minutos finais e agora em 2023, quando conquistou o título pela primeira vez.

Porém, o clube chegou a sete semifinais da competição, onde bateu na trave em cinco oportunidades, tendo a última dela contra o Flamengo na última edição. Veja a seguir como foram as duas finais de Copa do Brasil que o São Paulo jogou até hoje e como foi a campanha para chegar em sua segunda final.

Copa do Brasil 2000

Nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o São Paulo jogou, o time paulista foi a final pela primeira vez, contra o Cruzeiro em 2000. Após passar por Palmeiras nas quartas de final e Atlético-MG na semi, o Tricolor chegou confiante para conquistar seu primeiro título de Copa do Brasil.

Entretanto, do outro lado tinha um time que também teve uma boa campanha, que passou por Athletico-PR, Botafogo e Santos para chegar à final, também com grandes resultados.

Sendo assim, em dois jogos equilibrados os clubes fizeram uma grande final. Na partida de ida ficaram apenas no 0 x 0 em São Paulo. Porém, no confronto de volta o Tricolor saiu na frente e estava garantindo o título até o finalzinho da partida.

Entretanto, na reta final o Cruzeiro foi guerreiro e com os gols de Fabio Junior aos 35 minutos e Geovanni aos 45′, o clube mineiro ficou com a taça da Copa do Brasil.

Logo após essa final o São Paulo engatou um bom tempo sem disputar a competição, já que constantemente estava jogando a Copa Libertadores da América que acontecia ao mesmo tempo que a Copa do Brasil.

Copa do Brasil 2023

Pela segunda vez na sua história, o São Paulo chegou em uma final de Copa do Brasil, onde encarou o Flamengo. Porém, para chegar a decisão teve que fazer grandes atuações, na primeira fase o Tricolor passou pelo Ituano e logo em seguida pelo Sport, onde decidiu a vaga nos pênaltis.

Já nas quartas de final, o São Paulo superou o Palmeiras, em dois grandes jogos. Enquanto na semifinal, o Tricolor encarou outro grande rival, o Corinthians, tendo passado em casa após vencer o jogo de volta por 2 x 0.

Do outro lado da decisão, está o Flamengo, que também fez uma grande campanha, passando por Maringá na primeira fase, onde mesmo após perder por 2 x 0 o jogo de vida, fez um incrível 8 x 2 na partida de volta.

Nas oitavas de final acabou passando pelo seu rival, o Fluminense e em seguida pelo Athletico-PR. Já na semifinal, passou de forma mais tranquila pelo Grêmio, vencendo ambos os jogos.

Por fim, o Tricolor Paulista saiu com o título após uma vitória no Maracanã, por 1 x 0, com gol de Jonathan Calleri. No Morumbi, levou um susto no 1º tempo, com o Flamengo fazendo um tento, com Bruno Henrique pouco antes dos acréscimos. Mas Nestor deixou tudo igual, nos últimos minutos do 1º tempo, conquistando o título inédito para o São Paulo.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]