Quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou?

Uma das equipes mais fortes do futebol brasileiro, o Grêmio tem uma lista extensa de títulos, sendo eles tanto nacionais quanto internacionais. Mas, quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou? Quantas vezes conquistou o título da competição? Veja a seguir a lista completa com as melhores campanhas da equipe gaúcha.

Quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou?

A equipe do Grêmio chegou em nove finais em toda a sua história, tendo conquistado o título em cinco oportunidades, 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016, sendo o segundo clube que mais conquistou o troféu. Além disso, foi vice quatro vezes, 1991, 1993, 1995 e 2020. Com isso, veja a seguir como foram todas essas campanhas.

Copa do Brasil 1989

Para começar a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou temos a primeira edição da história da competição e o primeiro título da equipe Gaúcha. Com uma grande campanha na competição, onde passou por equipes como Bahia e Flamengo, o clube enfrentou o Sport na final.

Em dois grandes jogos, o clube ficou no 0x0 fora de casa, podendo resolver tudo em casa, onde venceu por 2×1, conquistando o primeiro título da competição.

Copa do Brasil 1991

Na terceira edição da competição, o Grêmio novamente conseguiu chegar a final, passando por Corinthians e Coritiba, o tricolor gaúcho enfrentou a grande surpresa da competição, o Criciúma.

Com uma campanha de encher os olhos, passando por Atlético-MG, Goiás e Remo, o Criciúma chegou a final cheio de esperanças de conquistar o título. Com isso, na partida de ida, os dois times ficaram apenas no empate em 1×1.

Porém, foi essencial para a vitória da equipe de Santa Catarina, já que ficou no 0x0 em casa e com a regra do gol fora, garantiu o maior título da história do Criciúma.

Copa do Brasil 1993

Seguindo com a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou, temos mais um vice campeonato do clube. Após chegar a final eliminando Palmeiras e Flamengo, o clube gaúcho encarou o Cruzeiro na final.

Também com uma excelente campanha, onde passou por São Paulo e Vasco, a equipe mineira se saiu melhor na final e conquistou o título. Após empatar o confronto em 0x0 no Rio Grande do Sul, o Cruzeiro se saiu melhor em casa e venceu o jogo por 2×1, ficando com o troféu da competição.

Copa do Brasil 1994

Até o momento, nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou, o clube chegou a sua quarta final em seis participações. Com isso, o time gaúcho finalmente conseguiu chegar ao seu segundo título.

Com uma campanha relativamente tranquila, o clube gaúcho encarou o Ceará na final, que teve jogos mais difíceis no decorrer da competição, passando por times como Palmeiras e Internacional.

Entretanto, o Grêmio foi superior ao Vozão e jogando fora de casa no confronto de ida segurou o 0x0 e decidiu tudo em casa, onde venceu por 1×0 e conquistou o seu segundo título da Copa do Brasil.

Copa do Brasil 1995

Logo após conquistar seu segundo título, o Grêmio chegou a mais uma final. Porém, como em outras duas vezes nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o clube gaúcho jogou, o clube perdeu mais uma final.

Após passar por grandes clubes como Palmeiras, São Paulo e Flamengo, o clube gaúcho encarou o Corinthians na grande final, que também fez uma grande campanha, passando por Paraná e Vasco da Gama.

Com isso, o Corinthians se saiu melhor nos dois jogos, vencendo em casa por 2×1 e fora de casa por 1×0, conquistando assim o título da Copa do Brasil.

Copa do Brasil 1997

Seguindo a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou. Após chegar a final por três anos seguidos, o clube acabou sendo eliminado nas semifinais em 1996. Porém, em 97 o Grêmio chegou a mais uma final.

Passando por Vitória e Corinthians, o Grêmio encarou o Flamengo na final, clube que passou por Internacional e Palmeiras. Com isso, os dois jogos foram extremamente equilibrados, tendo na partida de ida ficado no 0x0.

Já no confronto de volta no Rio de Janeiro, os clubes ficaram no 2×2. Sendo assim, o Grêmio conquistou o título por conta do gol fora, chegando a sua terceira taça da competição.

Copa do Brasil 2001

Após conquistar o terceiro título da competição, o Grêmio voltou a final da competição somente após três anos, a maior margem sem chegar a finalíssima da competição até o momento da equipe gaúcha.

Após fazer uma bela campanha passando por Santa Cruz, Fluminense, São Paulo e Coritiba, o clube gaúcho encontrou mais uma vez o Corinthians na final, que teve uma campanha mais tranquila, tendo a equipe mais difícil que eliminou sendo o Athletico-PR.

Sendo assim, jogando em casa, o Grêmio ficou apenas no empate em 2×2 no confronto de ida. Entretanto, no jogo de volta em São Paulo, o clube gaúcho não tomou conhecimento e vencer a partida por 3×1, conquistando seu quarto título de Copa do Brasil.

Copa do Brasil 2016

Seguindo a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou, temos o último título do clube na competição. Após ficar 15 anos sem chegar uma final de Copa do Brasil, acumulando cinco eliminações nas semifinais, o time passou por grandes clubes, entre eles Palmeiras e Cruzeiro.

Já do outro lado estava o Atlético-MG que também fez uma grande campanha, passando por equipes como Juventude nos pênaltis e Internacional na semifinal.

Com isso, o Grêmio não teve grandes dificuldades na grande final, após vencer o jogo de ida por 3×1 fora de casa, o clube fez um jogo seguro no Rio Grande do Sul, ficando no 1×1 e chegando a seu quinto e último título da competição até o momento.

Copa do Brasil 2020

Por fim, chegamos ao fim da lista de quantas finais de Copa do Brasil o Grêmio jogou. Na última vez que o clube chegou a final, o tricolor gaúcho não considerado favorito. Após passar por Juventude, Cuiabá e São Paulo, o time do sul encarou o Palmeiras, que passou por Red Bull Bragantino, Ceará e América-MG.

Com isso, nos dois jogo só clube paulista se saiu melhor, vencendo no Rio Grande do Sul por 1×0 e garantindo o título da competição em São Paulo, vencendo por 2×0.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]