Quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou?

O Cruzeiro é uma das maiores equipes do futebol brasileiro quando se fala em Copa do Brasil, sendo o maior campeão da competição, tendo chegado em várias finais. Porém, quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou? Quantos títulos tem? Quantas vezes chegou próximo de conquistar o título? Veja a seguir a respostas para essas perguntas.

Quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou?

Em toda a sua história o Cruzeiro chegou a final em oito oportunidades, tendo em seis oportunidades ficado com o título, sendo o clube brasileiro com mais conquistar de Copa do Brasil. Além disso, foi apenas duas vezes vice campeão da competição. Mas, como foram essas campanhas? Veja a seguir todas as conquistas e os vice campeonatos.

Copa do Brasil 1993

Começando a lista de quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou, temos logo na primeira final a equipe mineira não tomando conhecimento do adversário e conquistando o título da competição sobre o Grêmio. Após segurar um 0x0 no jogo de ida no Rio Grande do Sul, a raposa fez uma grande jogo em casa e ficou com a vitória por 2×1 que lhe deu seu primeiro troféu do torneio.

Copa do Brasil 1996

Apenas três anos depois de conquistar seu primeiro título, o Cruzeiro foi a mais uma final de Copa do Brasil. Passando por equipes como Vasco e Corinthians, a raposa enfrentou o Palmeiras na grande final.

Em dois jogos eletrizantes o Cruzeiro conquistou a sua segunda taça de Copa do Brasil fora de casa. Após empatar no Mineirão em 1×1, o clube venceu o Palmeiras por 2×1 em São Paulo com um gol nos últimos minutos da partida.

Copa do Brasil 1998

Pela primeira vez na lista de quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou temos um vice campeonato. Mais uma vez encarando o Palmeiras a equipe mineira acabou sofrendo com a mesma moeda da outra final.

Após vencer o primeiro jogo em casa por 1×0, o clube foi a São Paulo e acabou perdendo por 2×0, com o segundo gol saindo aos 44′, da segunda etapa.

Copa do Brasil 2000

Sem dúvidas, nessa lista de quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou esse é um dos títulos mais emblemáticos. Encarando o São Paulo na grande final, a equipe conseguiu segurar um 0x0 fora de casa.

Porém, jogando no Mineirão o Cruzeiro viu o Tricolor abrir o placar. Então, em um jogo nervoso o clube mineiro só foi chegar ao empate aos 35′, da segunda etapa e nos minutos finais, já aos 45′, conseguiu o gol da virada que lhe deu o seu tricampeonato da competição.

Copa do Brasil 2003

Três anos depois do seu tricampeonato, o Cruzeiro chegou a mais uma final, dessa vez contra o Flamengo. Em duas grandes atuações, o Cruzeiro quase levou uma vantagem para casa já no primeiro jogo, onde no Maracanã estava vencendo por 1×0 até os 48′, da segunda etapa, quando levou o gol de empate.

Entretanto, jogando no Mineirão a equipe não teve conhecimento do adversário e aplicou um 3×1, conquistando seu quarto título de Copa do Brasil.

Copa do Brasil 2014

Após conquistar o tetra campeonato, o Cruzeiro ficou 11 anos sem chegar a uma final. Com isso, logo em seu retorno a uma grande final de Copa do Brasil teve pela frente seu maior rival, o Atlético-MG.

Entretanto, a raposa não conseguiu fazer boas atuações e viu o seu rival vencer as duas partidas, o jogo de ida por 2×0 e o de volta por 1×0, ficando assim com seu primeiro título de Copa do Brasil na história.

Copa do Brasil 2017

Pela segunda vez nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro jogou aparece mais um Flamengo x Cruzeiro na final. Em dois jogos extremamente disputados quem se saiu melhor foi a raposa.

Na partida de ida o clube ficou no 1×1 no Maracanã e tinha a chance de conquistar o título de forma direta com uma vitória simples. Porém, o Flamengo conseguiu se sair bem e segurou o 0x0, levando o jogo para os pênaltis.

Entretanto, o Cruzeiro foi muito bem nas penalidades e venceu por 5×3, ficando com seu quinto título da competição.

Copa do Brasil 2018

Por fim, chegamos ao último título nesta lista de quantas finais de Copa do Brasil o Cruzeiro disputou. Em busca do seu bicampeonato seguido e do seu sexto título, a equipe mineira enfrentou o Corinthians na grande final.

Em dois grandes jogos, o Cruzeiro venceu ambas as partidas, sendo a primeira por 1×0 em Minas Gerais e a segunda por 2×1 em São Paulo, ficando com sua sexta e última conquista da competição até o momento.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.