Quais os times paulistas que vão disputar a Copa do Brasil 2023?

A primeira fase da Copa do Brasil inicia no próximo dia 22 de fevereiro e as equipes tem duas semanas para se preparar para dar o pontapé inicial em mais um campeonato da temporada de 2023. Nesse sentido, confira os times paulistas garantidos em uma das mais importantes competições do país.

  1. Botafogo
  2. Bragantino
  3. Ituano
  4. Marília
  5. Ponte Preta
  6. Santos
  7. São Bernardo

Além dessas equipes que participarão da primeira fase da Copa do Mundo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo iniciam na competição a partir da terceira etapa, por terminarem o Campeonato Brasileiro de 2022, em melhores posições.

Duelos dos paulistas na Copa do Brasil

Pela Chave 2, Fluminense (Piaui) e Ponte Preta se enfrentam no primeiro compromisso do torneio. Quem ganhar pega o vencedor do duelo de Cordino – MA x Brasil – RS. Já o Ituano tem pela frente o Princesa do Solimões, do Amazonas e o São Bernardo, recebe o Nautico, de Pernambuco, com a expectativa de que será uma grande batalha para a equipe do ABC Paulista. A equipe nordestina precisa apenas de um empate para se classificar, já que se encontra em uma melhor classificação no ranking da CBF.

Na sequência, o Bragantino vai até Feira de Santana duelar com Bahia de Feira, na busca para a segunda fase da Copa do Brasil. Do mesmo modo, o Santos, também tem compromisso fora de casa, contra o Ceilândia, do Distrito Federal. Por fim, na Chave 19, o Botafogo de Ribeirão Preto, encara o Parnahyba, do Piauí.

Clubes paulistas que ganharam a Copa do Brasil

O maior campeão da Copa do Brasil dos times paulistas é o Palmeiras com quatro títulos. Seu último foi em 2020 sob o comando de Abel Ferreira. Além dessa taça, a equipe alviverde vem colecionando diversos troféus nas últimas temporadas de outros campeonatos.

Em segundo na lista dos maiores vencedores paulistas da competição nacional, o Corinthians soma três conquistas, sendo em 1995, 2002 e 2009. Desde 2019 que Timão não sabe o sabor de ser campeão de um campeonato; por isso, deve aproveitar a boa fase que vem apresentando para levar a Copa do Brasil, depois de 14 anos sem vencer.

Vale lembrar que o Santos também soma um título da competição que conquistou em 2010 com o grande elenco dos Meninos da Vila, tendo Neymar e Paulo Henrique Ganso compondo a equipe.

Dessa maneira, apenas o São Paulo dos quatro grandes do estado, que ainda não teve a oportunidade de levantar a taça da Copa do Brasil. Vale lembrar que o Santo André e o Paulista FC, de Jundiaí, também tem o título de campeão do torneio nacional.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.