Prêmio Puskás: gol brasileiro está entre os finalistas

Nesta sexta-feira (10), a FIFA (Federação Internacional de Futebol) anunciou os finalistas ao prêmio dos gols mais bonitos do ano e tem brasileiro na final. O Prêmio Puskas da FIFA é concedido anualmente ao melhor gol do ano. Ele foi nomeado em homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás. O prêmio é concedido pela FIFA e reconhece o gol mais bonito e criativo do ano, independentemente da competição ou campeonato em que foi marcado.

Os gols são selecionados por um júri de especialistas, que escolhem o vencedor a partir de uma lista de indicações. Os fãs também têm a oportunidade de votar em seu gol favorito por meio da internet. O vencedor é anunciado durante a cerimônia de premiação da FIFA.

O primeiro Prêmio Puskás foi concedido em 2009 e desde então, vários jogadores famosos já ganharam o prêmio, incluindo Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic e Neymar.

Finalistas ao Prêmio Puskás da FIFA

O gol emblemático de Richarlison na Copa do Mundo no Catar, está entre os três tentos que concorrem ao prêmio Puskás da Fifa. A entrega do troféu será na premiação no The Best, no próximo dia 27 de fevereiro.

“Foi um gol muito bonito. Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós” – lembrou Richarlison sobre o lance.

Contudo, Richarlison tem forte concorrência. Ou outros dois gols que também estão na briga pelo prêmio é o do polonês Oleksy, em um voleio sensacional na partida entre Warta Poznan contra o Stal Rzeszow no meio do ano passado.

Da mesma forma, Payet, do Olympique de Marselha, também é o finalista da categoria. O francês anotou sua pintura nas quartas de final da Liga da Conferência da UEFA.

Brasileiros que já ganharam o Prêmio Puskás

Vale lembrar que dois brasileiros já foram premiados pela FIFA com o melhor gol do ano. Em 2011, Neymar levou o Prêmio Puskas com o gol contra o Flamengo, quando ainda jogava com a camisa do Santos. A jogada que antecedeu ao tento foi sensacional com troca de passes com os companheiros de equipe até chegar na finalização final. E em 2015, Wendell Lira, marcou o gol vencedor durante um jogo pelo clube Goianésia, na Série C do Campeonato Brasileiro. O gol de Lira, que consistiu em uma cobrança de falta espetacular, foi escolhido como o melhor gol do ano em votação popular, superando outros gols criados por jogadores famosos, como o de Lionel Messi. A vitória de Lira foi uma surpresa para muitos, já que ele era um jogador relativamente desconhecido na época. No entanto, sua habilidade e criatividade foram reconhecidas e recompensadas com o prestigioso prêmio.

Prêmio Puskás: gol brasileiro está entre os finalistas
Wendell Lira ganha Prêmio Puskás – Foto: AFP
Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.