Por que Sampaoli é idolatrado no Chile?

Retornando ao Chile para a partida entre Ñublense x Flamengo, Jorge Sampaoli tem sido muito festejado pelas pessoas do país da América do Sul. Além de títulos com a seleção chilena, o treinador do clube também tem uma história em um grande clube do Chile.

Idolatria de Sampaoli no Chile

Antes mesmo de comandar a seleção chilena nos títulos das Copas Américas de 2015 e 2016, o treinador que hoje está no Flamengo, comandou dois times do país, o O'Higgins, clube considerado pequeno no país, mas que fez boas temporadas nas mãos de Sampoli.

Entretanto, quando saiu do time acabou indo comandar o Emelec durante um tempo. Porém, logo em seguida chegou a Universidad Chile, onde em duas temporadas fez duas grandes temporadas com o clube.

Logo de cara, no time chileno conquistou seus primeiros dois títulos profissionais, o de campeão chileno e da Copa Sul-americana, sendo o primeiro título internacional quanto de Sampaoli, quanto do clube.

Com isso, o técnico virou um ídolo no país, tanto por parte da torcida do clube, tanto pelos torcedores da seleção chilena, já que a comandou de 2012 a 2016, onde tiveram os dois grandes títulos da sua história e uma boa campanha na Copa de 2014, onde quase eliminou o Brasil nos pênaltis.

Depois disso, Jorge Sampaoli rodou por vários clubes e seleções do mundo todo, como Sevilla, Seleção da Argentina, Olympique de Marselha, Santos, Atlético-MG e agora o Flamengo.

Por fim, Sampaoli volta ao Chile com o Flamengo em busca de fazer um bom resultado fora de casa contra o Ñublense. Porém, tem alguns desfalques na equipe importantes que podem mudar seu estilo de jogo.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.