Ponte Preta vence Bahia: confira os melhores momentos

Na noite desta quarta-feira (31), a Ponte Preta derrotou a equipe do Bahia por 2 x 1 no Estádio Moisés Lucareli, em Campinas. Assim, o confronto encerrou a 27ª rodada do Brasileirão Série B; com gols de Wallisson e Lucca anotados para os donos da casa.

Melhores momentos de Ponte Preta x Bahia

1º Tempo

Para início de conversa, a partida começou com um erro na saída de bola da Ponte Preta, que quase entregou a abertura do placar aos visitantes no primeiro minuto. No entanto, após o passe de Davó, o meia atacante Vitor Jacaré desperdiçou a oportunidade.

Na sequência, a Macaca foi ao ataque e os mandantes responderam. Assim, Fessin arriscou da entrada da área contra a meta do Bahia, mas também não obteve sucesso em sua tentativa.

Dessa forma, a Ponte Preta seguiu pressionando no campo de ataque. Por outro lado, os tricolores suportaram a pressão usando o contra-ataque como arma principal. Assim, os velozes contragolpes articulados por Davó e Jacaré deram trabalho à defesa da Macaca.

Nesse interim, o VAR foi acionado aos 11′ da primeira etapa para verificar um possível pênalti a favor da equipe alvinegra. No entanto, o suposto toque no braço do tricolor Daniel não foi confirmado, e o jogo seguiu com o placar zerado.

Com os ofensivos do Bahia investindo nos contra-ataques. Aos 21′, o volante Léo Naldi abriu a contagem de cartões amarelos pelo lado da Ponte Preta, após falta dura em Jacaré. Instantes depois, aos 24′, o atacante Lucca recebeu a segunda advertência para os mandantes.

Se o Tricolor baiano tinha Davó e Jacaré, a Ponte tinha Wallisson e Lucca. Dessa forma, os jogadores da equipe alvinegra protagonizaram mais jogadas ofensivas para os donos da casa, mas sem conquistar a abertura do placar.

O jogo seguiu intenso e disputado, com faltas duras em campo; pincipalmente por parte da equipe Ponte Preta. A Macaca seguiu pressionando, até que precisou usar a cabeça para acertar a pontaria e abrir o placar no gramado do Moisés Lucarelli.

Dessa forma, após uma jogada de linha de fundo pelo lado esquerdo do ataque da Macaca, o lateral Artur cruzou a bola na área, que encontrou Wallisson. Assim, o meia subiu e finalizou com a cabeça para o fundo das redes tricolores aos 43′ de partida.

Nos acréscimos da primeira etapa, a Ponte Preta ainda chegou mais uma vez com perigo, após um novo chute de Fessin. Novamente, o meio campo da Macaca arriscou da entrada da área dos adversários.

2º Tempo

Decerto, a equipe do Bahia voltou disposta a virar o placar na etapa complementar. Assim, o técnico Enderson Moreira trocou o meia Ricardo Goulart pelo atacante Igor Torres. Por outro lado, a Ponte Preta de Hélio dos Anjos voltou com a mesma formação inicial.

Dessa forma, a equipe visitante reagiu nos minutos iniciais; levando perigo com a cabeçada de Gabriel Xavier após escanteio (aos 4′) e o chute forte de Igor Torres (aos 5′), defendido pelo goleiro Caíque França.

A Ponte Preta teve a chance de ampliar após boa jogada pelo lado direito do ataque alvinegro. Assim, Formiga avançou e deu o passe para a área; mas Fessin e Lucca atrapalharam um ao outro na hora da finalização.

Após o susto, o clima no gramado esquentou e houve uma sucessão de faltas duras, seguidas de cartões amarelos. Dessa forma, Wallisson recebeu o terceiro cartão dos alvinegros (aos 7′); e Luiz Henrique (aos 8′) foi o primeiro advertido na equipe do Bahia.

Em seguida, num lance de escanteio, a Ponte Preta ampliou a vantagem no placar do Estádio Moisés Lucarelli. Assim, Elvis cruzou a bola na primeira trave e Mateus Silva desviou para a conclusão de Lucca, livre na segunda trave, marcar 2 x 0 no jogo.

Após isso, o Bahia esboçou algumas tentativas de reação, mas não conseguiu ir muito longe. Assim, os tricolores perderam várias chances de gol ou esbarraram nas defesas providenciais de Caíque França, arqueiro da Ponte Preta.

Com isso, os mandantes seguem na frente no placar, e também na contagem de cartões: Bruno Alves recebe aos 16′ o quarto amarelo da Ponte Preta no jogo. Por outro lado, o Bahia anota nova advertência; desta vez para Gabriel Xavier aos 32′.

Embora tenha efetuado algumas alterações, o Esquadrão seguiu na tentativa de diminuir a desvantagem no placar; enquanto a Macaca preparava a comemoração do milésimo triunfo de sua história no futebol.

Dessa forma, a Ponte segurou o resultado construído, se fechando na reta final da partida. Assim, mais dois cartões amarelos foram anotados para os donos da casa: Artur (aos 36′) e Mateus Silva (aos 48′) fecharam a lista dos advertidos no jogo.

Por fim, o Bahia ainda perdeu mais uma chance nos minutos finais de jogo; após jogada de Igor Torres com Davó, que chutou em cima do goleiro Caíque.

Assim, o duelo se encerrou no gramado do Moisés Lucarelli e a equipe campineira bateu o Bahia por 2 x 0; quebrando um jejum que completava 14 anos sem a Macaca vencer o Esquadrão Tricolor.

Próximos jogos de Ponte Preta x Bahia

Portanto, com esse resultado, a Ponte Preta conquistou pontos importantes para sua campanha nesta temporada. Ao passo que o Bahia deixa de marcar, mas permanece no G4 do Brasileirão Série B.

Dessa forma, a Macaca soma 36 pontos na 10ª colocação da tabela da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Esquadrão segue na vice-liderança, acumulando 47 pontos conquistados até aqui.

Por fim, ambas as equipes voltam a campo no próximo sábado (3); às 19h (horário de Brasília), na programação da 28ª rodada da Série B. Enquanto a Ponte Preta visita a Chapecoense, na Arena Condá, o Bahia recebe o Tombense, na Arena Fonte Nova.

Foto destaque: Reprodução / Divulgação Twitter EC Bahia

João JalesJoão Jales

Paraibano radicado no Rio, produz conteúdo sobre Esportes e Entretenimento. Narrador na Rádios Diário PB e Bicuda FM, comentarista na TV Cidade JP; e host do podcast Rifando a Bola.

[blocksy_breadcrumbs]