PES 2022 virá gratuito para PC e Smartphones. Quem informou isso foi a própria desenvolvedora do game, que ainda informou que o game de futebol da Konami passará a se chamar eFootball.

"Independentemente dos dispositivos, os jogadores podem desfrutar do eFootball como free-to-play. Começamos a planejar essa mudança a dois anos para coincidir com a transição da geração de consoles e as mudanças no ambiente de mercado", revelou o desenvolvedor da Konami - Seitaro Kimura.

Novidades no game

Além da mudança de nome, o jogo ainda foi revisado por completo no quesito animação, onde ganhará uma nova tecnologia denominada de "Motion Matching", que otimizará a reprodução dos movimentos dos jogadores em campo, oferecendo assim, quatro vezes mais animação do que antes, propiciando movimentos altamente realistas, segundo a própria Konami.

O "Motion Matching" será integrado em todas as plataformas, inclusive na nova geração de consoles. Com a unificação de todas as plataformas, o cross-play será permitido em todas essas, segundo o desenvolvedor.

Mudanças na jogabilidade

Além das imagens gráficas, o jogo também trará melhoras na jogabilidade de dribles e defesa no 1v1. O game passará a contar com o "Controle da Bola", que aproveitará a entrada analógica do R2/RT para controlar a força do toque na bola, por sua vez, o "Knock-On" permitirá toques fortes instantâneos.

Além dos elementos de ataques, o eFootball também trará melhorias na defesa, como o "Match-up" e "Defesa Física", permitindo que o zagueiro possa se defender do drible.

Declarações finais sobre o eFootball

"Construímos um sistema de animação completamente novo chamado "Motion Matching". Acreditamos que o ataque e a defesa 1v1 realizados desta forma é a inovação mais importante do eFootball. Os gamers poderão tanto no celular quanto em consoles desfrutar da mesma experiência. Além de desfrutarem do matchmaking multiplataforma em todas elas disponíveis, então jogue eFootball em todos os dispositivos que você tiver", declarou Kimura em entrevista ao site "GE".