Após definir saídas, o Grêmio começa, na figura do vice-presidente de futebol Denis Abrahão e o executivo de futebol Diego Cerri, a montar o seu elenco para a disputa da série B do Campeonato Brasileiro. E, dentre várias opções, o tricolor gaúcho encaminha sua primeira contratação: O lateral-direito Orejuela, que pertence ao São Paulo.

Após encaminhar a venda de Vanderson ao Monaco, o Grêmio já busca reposições para o setor. Rafinha não teve seu contrato renovado, e por isso, o único jogador disponível para a posição é o jovem Felipe Albuquerque, que em 2021 atuou pela Ponte Preta por empréstimo. Sendo assim, Orejuela chega para ser o titular absoluto da posição.

Orejuela volta ao Grêmio por empréstimo novamente

Assim como em 2020, Orejuela desembarca em Porto Alegre por empréstimo. Agora, o colombiano será repassado ao tricolor gaúcho até dezembro de 2022 e em troca, um pedido do técnico Rogerio Ceni será atendido: O meia-atacante Alisson, que está na lista de saídas do Grêmio.

Por ser rebaixado, o Grêmio busca gastar o menos possível com valores, enquanto o São Paulo vive a pior crise financeira de sua história. Por isso, os 2 empréstimos serão sem custos, e dentro do patamar salarial das equipes.

Entretanto, é necessário dizer que as negociações são independentes, ou seja, não existem vínculo.

Após atuar no tricolor gaúcho em 2020, Orejuela chega novamente por empréstimo junto ao São Paulo. (Foto: Reprodução)
Após atuar no tricolor gaúcho em 2020, Orejuela chega novamente por empréstimo junto ao São Paulo. (Foto: Reprodução)

Alisson pode ser emprestado ao São Paulo no mesmo período, ou seja, ficará no Morumbi pelo menos até dezembro de 2022. Seu contrato com o Grêmio é até o fim de 2023. Orejuela, por sua vez, pertence ao São Paulo até março de 2025.

Alto valor pago pelo São Paulo difultou venda ao Grêmio

Dentro do cenário esportivo e financeiro de Grêmio e São Paulo, o único cenário possível para a chegada do colombiano em Porto Alegre é por empréstimo. Vale lembrar que o tricolor paulista pagou 2 milhões de euros (R$12,8 milhões na cotação atual) ao Cruzeiro por sua contratação. Por isso, o empréstimo foi a melhor opção e uma compra sequer foi cogitada.

Orejuela tem 26 anos de idade e foi revelado pelo Deportivo Cali, da Colômbia. Após pouco tempo como profissional, foi negociado com o Ajax, e desembarcou no Brasil para atuar no Cruzeiro, em 2019. Em 2021, Orejuela disputou apenas 15 partidas, com 1 gol marcado e 1 assistência.