Números apontam que duas equipes estão virtualmente rebaixadas na Série A

Com 25 rodadas disputadas até o momento, a Série A caminha a passos largos para as rodadas finais da competição. Com a queda de rendimento do Botafogo nas últimas rodadas, a briga pelo título ganhou novos capítulos. Além disso, na parte de baixo a disputa para evitar a queda para a segunda divisão também segue firme e alguns times devem confirmar a sua permanência na primeira divisão da próxima temporada.

Apontado como um dos favoritos ao descenso, o Vasco acumulou excelentes resultados e, após a vitória diante do Coritiba, saiu da zona do rebaixamento e parece que vai confirmar sua permanência na primeira divisão.

Entretanto, o Bahia, que entrou no Z4, briga para conquistar melhores resultados e evitar uma queda para a Série B do Brasileirão, que pode custar, inclusive, uma desistência do Grupo City de continuar gerindo o clube baiano.

Outras equipes, porém, devem brigar para sair da atual situação, mas estatísticas apontam que a queda para a Série B é questão de tempo.

Números apontam primeiros rebaixados na Série A 2023

Segundo levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Coritiba e América-MG estão virtualmente rebaixados para a Série B. Recentemente adquirido por um grupo de investidores, o Coxa contratou reforços de peso para o restante do ano, entretanto, o resultado dentro de campo não vem sendo positivo

Com 96,5% de chances de rebaixamento para a Série B, o time precisa de uma campanha histórica para se livrar da queda. Com 14 pontos conquistados, o clube precisa fazer, no mínimo, 31 pontos, nos 72 que ainda vão ser disputados no Brasileirão.

Outro que vive uma situação delicada é o América-MG, que perdeu recentemente para o Vasco. Penúltimo colocado da competição, o Coelho tem quase 95% de chance de ser rebaixado para a Série B e está, neste momento, nove pontos atrás do Goiás, último time que não estaria caindo para a segunda divisão.

Equipes fora da zona de rebaixamento ligaram o alerta

Bahia e Santos, com 24 e 25 pontos, respectivamente, estão mais tranquilos na Série A e precisam de apenas uma vitória para saírem da atual condição. Porém, alguns times começaram a ligar o alerta para não acabarem se juntando ao grupo dos desesperados.

Do Corinthians, 10º lugar, neste momento, até o 17º, que, atualmente, é o Bahia, a diferença é de apenas cinco pontos, o que aponta que, se algum time emplacar resultados ruins, pode acabar entrando na zona de rebaixamento da Série A.

Cuiabá, Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Vasco e Goiás, estão muito próximos do Bahia e um pequeno deslize pode empurrar as equipes para baixo do campeonato. Campeão da Copa do Brasil, o Tricolor vai encarar, nesta quarta-feira (27), o Coritiba e, em caso de vitória na próxima rodada da Série A, pode ficar oito pontos da zona de rebaixamento, tranquilizando sua situação.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.