Novo Torneio é uma possibilidade para campeão da Libertadores em 2023

O futuro campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2023 terão novos compromissos na agenda da temporada de 2024. A Conmebol e a Concacaf se juntaram para organizar um torneio de clubes entre os campeões dos respectivos torneios que as entidades organizam.

A ideia é que a primeira edição saia do papel já em 2024, onde os futuros campeões da Libertadores e Sul-Americana de 2023 serão os indicados a participarem do torneio, junto com os finalistas da Liga dos Campeões da Concacaf.

Qual a data para o Novo Torneio?

As entidades ainda não definiram uma data para realizar o Final Four, nome no qual o torneio está sendo chamado, mas a organizadora da Libertadores demonstrou interesse em realizar janeiro, logo no inicio da temporada sul-americana, já a Concacaf prefere que seja no meio do ano.

Segundo UOL, há rumores que o torneio possa ser realizado em junho nos Estados Unidos, antes de iniciar a Copa América das seleções, que contara com 16 equipes, sendo seis da América Central e Norte e dez da América do Sul.

Formato do torneio que terá o campeão da Libertadores

O formato do novo torneio organizado pela Conmebol e a Concacaf, será composto por uma semifinal, onde os confrontos serão entre equipes de diferentes confederações. Os vencedores, jogarão a final da competição, enquanto os que não avançaram para a decisão farão um duelo para decidir o 3º e 4º lugar.

Esse novo torneio de clubes segue a ideia inicial do Mundial de Clubes da Fifa, com apenas semifinal e final, tendo uma fase preliminar antes, entre apenas algumas equipes. Contudo, a Fifa já anunciou um novo formato para a competição em 2025. A organizadora seguirá o modelo da Copa do Mundo, onde é realizado com um intervalo de quatro anos e com mais de 20 equipes do mundo inteiro compondo o campeonato.

Presidente de campeão da Libertadores fala sobre o Final Four

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, revelou em entrevista ao ge que as informações ainda não estão evidentes e que pretende entender melhor o contexto do torneio no final da semana, quando encontrará com Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em Marrocos, no Mundial de Clubes da Fifa 2023.

“Primeiro, preciso entender melhor as datas, como isso vai acontecer e ser encaixado dentro do calendário. As informações ainda são muito preliminares. Espero encontrar o Alejandro no Marrocos e ter uma conversa mais detalhada sobre o assunto”, disse Landim.

A equipe Rubro Negra está na semifinal do torneio da Fifa que inicia nesta quarta-feira (1), mas só fará sua estreia na competição no dia 7 de fevereiro. Atual campeão da Copa Libertadores, o Flamengo vai em busca de seu segundo título do Mundial e caso passe do primeiro adversário, estará garantido na decisão do Mundial de Clubes.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]