No quesito negócios, futebol dos Estados Unidos sai na frente do brasileiro

A popularidade do futebol nos Estados Unidos tem crescido constantemente. O domínio dos interesses dos norte-americanos sempre foi o Basquete, Beisebol e Futebol Americano, contudo, as pessoas começaram a ampliar o leque de opções e despertaram o interesse em acompanhar o futebol, um esporte que até alguns anos atrás não tinha essa tamanha força no país norte-americano.

Por isso, o faturamento da modalidade nos EUA surpreendeu em 2022, quando deixou para trás o Brasil, conhecido com o título de país do futebol. No ano passado os 28 times da liga MLS (Major League Soccer), faturaram em torno de 8,1 bilhões de reais, enquanto as equipes do Brasileirão Série A ficaram na casa dos 5,6 bilhões de reais. As informações foram levantadas pela Sports Value, empresa de consultoria especializada.

“Os dados revelam que, apesar de ser pentacampeão do mundo e ostentar alguns dos maiores craques, o Brasil patina na hora de transformar o esporte em dinheiro” – disse Amir Somoggi, sócio da Sports Value.
No quesito negócios, futebol dos Estados Unidos sai na frente do brasileiro
Taça do Brasileirão Série A – Foto: Divulgação/Confederação Brasileira de Futebol

Investimento dos Estados Unidos no futebol

Em menos de duas décadas o futebol ingressou na cultura dos norte-americanos, muito devido por conta do alto investimento do país no esporte. A modalidade chama a atenção dos jovens, mais especificamente cerca de 25 milhões de pessoas estão envolvidas com o futebol.

A modalidade é muito popular principalmente entre as meninas, onde viu resultado quando a equipe dos Estados Unidos conquistou por quatro vezes a Copa do Mundo Feminina. Apesar de existir um time que representa o país na competição, ainda não existem competições nacionais oficiais destinados para as mulheres que jogam futebol.

Contudo, o interesse dos jovens de até 16 anos pela modalidade é de aproximadamente 11%, número igual aos que se interessam pelo basquete. O beisebol fica na casa dos 6%.

Transmissão da Major League Soccer

A liga de futebol dos EUA anunciou recentemente que fechou parceria com o aplicativo de streaming Aplle TV. A plataforma será responsável pela transmissão dos jogos da MLS o que renderá cerca de 1,3 bilhão de reais, o dobro da média da receita que o futebol rendia até então.

Vale lembrar que os Estados Unidos será um dos países anfitriões da Copa do Mundo de 2026, além dele, Canadá e México também receberão jogos do maior torneio de futebol do mundo. O país norte-americano aparece como terceiro em relevância na modalidade para a Fifa, ficando atrás apenas de China e Brasil.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]