Maior que Pelé? Neymar escreve seu nome na história da Seleção Brasileira

Nesta sexta-feira (8), a Seleção Brasileira fez sua estreia sob o comando de Fernando Diniz diante da Bolívia nas eliminatórias da Copa do Mundo. Com uma grande expectativa com um elenco recheado de talento e alguns nomes que atuam no futebol brasileiro, Neymar não deixou de brilhar em sua volta aos gramados, após ficar mais de seis meses se recuperando de uma lesão no tornozelo.

Pelé fica para trás

Neymar balançou as redes pela 78º vez com a camisa canarinho e deixou para trás Pelé, em gols oficiais pela FIFA, onde o Rei do Futebol marcou 77 vezes. Contudo, pela CBF, o Rei continua na frente com 95 gols. Vale lembrar, que somou três títulos da Copa do Mundo em sua carreira, enquanto o Ney está atrás de sua primeira taça. Em dezembro de 2022, Pelé faleceu aos 82 anos após complicações de câncer no cólon.

Soco no ar

Aos 18 minutos do segundo tempo, Neymar se consagrou como o maior artilheiro da Seleção Brasileira em gols oficiais. Sabendo do seu feito e da marca que atingiu, ultrapassando o Rei Pelé, sua referência no futebol, a comemoração do gol não poderia ser diferente do que o tradicional soco no ar. Não satisfeito, nos acréscimos do segundo tempo, o camisa 10 deixou o seu segundo na partida e o gol de número 79 na carreira, ampliando sua marca com a Seleção. Ao todo, o Brasil venceu a Bolívia por 5 x 1, com dois gols de Rodrygo e Neymar e mais um de Raphinha.

Neymar na Seleção Brasileira

Neymar teve a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira em agosto de 2010 por Mano Menezes. Desde então, são 13 anos defendendo a camisa mais pesada do mundo, onde já conquistou um Copa das Confederações e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Ao todo, foram três participações em Copa do Mundo, sendo em 2014, 2018 e 2022, mas ainda não conquistou a tão sonhada taça. Com 31 anos, possivelmente terá sua última chance na próxima edição que acontece em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.

Vale destacar que no decorrer dos anos Neymar mudou sua posição de jogar com Seleção Brasileira. De início, atuava como atacante pelas pontas, mas nos últimos anos assumiu uma postura de criação na equipe e consequentemente, aumentou seu número de assistências. Até o momento, o ex-jogador do PSG soma 57 assistências e ainda é o líder em passes para gols no século XXI de uma seleção.

Em suma, o Menino da Vila, ainda tem muito o que contribuir para o futebol brasileiro e com a equipe canarinho. Recentemente, o atacante mudou de rumo, deixando o Paris Saint Germain e indo jogar na Arábia Saudita, pelo Al-Hilal. Espera-se que essa nova fase da carreira do Ney seja prospera e possa ainda conquistar muitos títulos, principalmente com a Seleção Brasileira.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]