Neymar e a maldição em Copa do Mundo

Apesar da vitória, na primeira partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar, os brasileiros ficaram preocupados ao final do jogo, quando Neymar saiu mancando do estádio Lusail Stadium.

O atacante sofreu uma ‘lesão ligamentar lateral no tornozelo direito' e precisará se afastar por pelo menos dois jogos do Mundial.

Contudo, essa não foi a primeira vez que o Neymar sofreu com lesão em Copa do Mundo. O camisa 10 tem um longo histórico desde a sua primeira participação na competição.

Neymar se lesiona nas quartas de final da Copa de 2014

Após Neymar ficar de fora da Copa do Mundo de 2010 por uma escolha do técnico Dunga, todos os brasileiros ansiavam pela próxima edição que aconteceria no Brasil em 2014.

Assim, fez sua estreia em Copas na primeira partida da Seleção Brasileira no Mundial, no Neo Química Arena com uma virada de 3 x 1 sobre a Croácia. Dos três gols, dois foram dele e um do Oscar. Comandando a seleção nas outras partidas da fase de grupos, onde balançou mais duas vezes a redes contra Camarões.

No entanto, no mata-mata passou em branco nas oitavas e nas quartas de final, onde sofreu a fratura na vértebra lombar com a chegada de Camilo Zúñiga, da Colômbia. No duelo, o Brasil ganhou de 2 x 1 com gols de Thiago Silva e David Luiz.

Naquela edição, a Seleção foi eliminada na semifinal com a trágica derrota por 7 x 1 da Alemanha. Algo que os brasileiros não gostam de reelembrar.

Neymar não estava 100% em 2018

Apesar que a fratura na coluna encerrou mais cedo a participação de Neymar da Copa de 2014, essa não foi a pior lesão do atacante da Seleção Brasileira. No início de 2018, jogadando pelo Paris Saint Germain, o camisa 10 sofreu um entorce no tornozelo direito  o que gerou a fratura no quinto metatarso do pé direito.

Sendo assim, chegou na Copa do Mundo na Rússia ainda se recuperando da lesão após ficar mais de dois meses longe dos gramados. Na estreia contra a Suíça, Neymar não marcou gol no empate de 1 x 1.

O craque marcou apenas dois gols na edição de 2018. Ainda pela fase de grupos ajudou na vitória de 2 x 0 sobre a Costa Rica e nas oitavas de final, abriu o placar contra o México. Contudo, o Brasil foi elominado nas quartas, contra a Bélgica com o placar de  2 x 1.

Agora em 2022, mais uma vez o sonho do menino Ney é interrompido por uma lesão que o afastará por pelo menos dois jogos da Seleção Brasileira. Ou seja, ele pode retornar aos gramados apenas nas oitavas de final, se o Brasil garantir a vitória no duelo contra a Suíça nesta segunda-feira (28), às 13h, horário de Brasília.

Os números de Neymar em Copas

Dessa forma, confira todos os números de Neymar com a camisa canarinho nas Copas do Mundo 2014 e 2018.

  • Edições que participou: 2
  • Jogos: 10
  • Vitórias: 6
  • Empates: 3
  • Derrota: 1
  • Gols: 6
  • Assistências: 3
Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]