Com grandes chances da edição 2021 do Mundial de Clubes da FIFA ser disputada pela última vez no atual formato, uma vez que há tempos já se discute a ampliação de participantes no torneio, a FIFA deve fazer algumas alterações já para 2022.

Com enorme discrepância entre clubes da Europa e Sul-Americanos, a entidade buscará equalizar o potencial e com isso permitir que até mesmo campeões nacionais possam disputar o torneio.

A ideia foi apresentada pelo próprio presidente da FIFA - Gianni Infantino, que revelou o seguinte:

"A Copa Intercontinental foi um troféu que escreveu a história do futebol, mas hoje é muito maior que a Europa e a América do Sul. E eu como presidente da FIFA, tenho que promove-la em todo o mundo. O que temos que fazer é um verdadeiro Mundial de Clubes, com mais participação, inclusive com a participação de alguns campeões nacionais e não só de competições continentais. Por que não imaginar uma que inclua o Campeão da Copa Libertadores, mas também da Argentina, Brasil ou Uruguai?", declarou ele.

Novo Formato do Mundial de Clubes

O novo formato pretendido pela FIFA para a competição de clubes por ela organizado poderá abrigar até 24 times, tendo inclusive um tempo maior de disputa.

Participantes atuais do Mundial

Nos moldes de hoje, o torneio da FIFA é disputado pelos Campeões da Libertadores, Champions League Europeia, Champions League Asiática, Champions League Africana, Champions League da Oceania, Concachampions e o campeão do país sede.

Como já declaramos acima, a edição de 2021 está garantida nos moldes atuais, mas a de 2022 poderá vir com novidades; aguardemos!