Melhores momentos GP da Bélgica

Aconteceu no último domingo (28), o GP da Bélgica de Fórmula 1 2022. E o que tinha tudo para ser uma corrida completamente diferente, devido as punições de troca de motor para pilotos como Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari), acabou sendo um monólogo do holandês da Red Bull, que venceu o GP da Bélgica com folga.

17 segundos atrás, Sergio Pérez (Red Bull) fechou a dobradinha da equipe austríaca, e Carlos Sainz (Ferrari) foi o 3º colocado, fechando o pódio. George Russell (Mercedes) acabou a corrida em 4º, e Fernando Alonso (Alpine) herdou a 5ª posição de Charles Leclerc, após o monegasco receber uma punição de 5s no fim da corrida.

Fecharam o top 10: Charles Leclerc (Ferrari), Esteban Ocon (Alpine), Sebastian Vettel (Aston Martin), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Alexander Albon (Williams). Por fim, abandonaram a prova, Valterri Bottas (Alfa Romeo) e Lewis Hamilton (Mercedes).

Como foi o GP da Bélgica

Largada

Em suma, o GP da Bélgica começou com Carlos Sainz na pole position, seguido por Sergio Pérez, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, George Russell, Alexander Albon, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Lance Stroll e Sebastian Vettel no top 10. Verstappen largava na 13ª posição e Leclerc na 14ª.

Uma largada maluca, com Sainz defendendo bem a 1ª posição e Pérez largando muito mal. Assim, o mexicano caiu par a 5ª posição. Portanto, a briga pela vice-liderança ficou entre os veteranos Alonso e Hamilton. A briga foi ferrenha até demais, já que os dois chegaram a se tocar devido a um erro de Hamilton. Neste momento, Alonso não economizou nos xingamentos ao heptacampeão, que abandonou a corrida poucas curvas depois. Já Alonso acabou perdendo posição para Russell e Pérez logo após o toque.

E já na 2ª volta, Verstappen ocupava a 8ª posição, tendo subido cinco posições em uma volta. O ímpeto do holandês só foi parado (momentaneamente) pelo Safety Car causado pelo acidente entre Nicholas Latifi e Valterri Bottas, que causou o abandono do finlandês.

Safety Car

Quando o GP da Bélgica estava sob regime de Safety Car, a Ferrari resolveu parar nos boxes o carro de Charles Leclerc para colocar pneus médios. Além disso, Latifi também parou nos boxes. Contudo, além da troca de pneus, a Williams trocou também a asa dianteira do carro nº 6.

Com a saída do Safety Car, Sainz não relargou bem, sofrendo muita pressão de Pérez, mas conseguindo evitar a ultrapassagem do mexicano. Russell atacou Alonso para tomar o 3º lugar. Ao passo que Verstappen, ao fim da 6ª volta, já ocupava a 6ª posição, deixando Albon e Ricciardo para trás.

Verstappen assume a ponta do GP da Bélgica

Antes do fim da 8ª volta do GP da Bélgica, o carro nº 1 já era visto na 3ª posição, deixando para trás nomes como Vettel, Alonso e Russell. Neste momento, todos sabiam que era inevitável que Verstappen iria assumir a liderança. Enquanto isso, seu principal rival no campeonato mundial de pilotos (Leclerc) pagava o preço pela troca de pneus precoce e estava em 16º.

Após dez voltas, Sainz tinha 1.3s de frente para Pérez e 2.2s para Verstappen. A partir daquele momento, todos estavam esperando a ordem da Red Bull para que Pérez tirasse o pé e deixasse Verstappen passar. Contudo, antes disso, a Ferrari parou Sainz nos boxes no fim da 11ª volta, e o espanhol voltou atrás dos dois carros da Red Bull.

Finalmente, após reclamação do holandês no rádio sobre estar perdendo tempo atrás de Pérez, o mexicano tirou o pé no final da reta oposta e deixou Verstappen passar para assumir a liderança do GP da Bélgica.

Fim da corrida

A partir daí, o GP da Bélgica foi um monólogo de Max Verstappen. Em dado momento, Sergio Pérez também abriu muita vantagem para Carlos Sainz. Por outro lado, o espanhol da Ferrari já sofria muita pressão de George Russell pela 3ª posição. Porém, conseguiu manter a posição no pódio.

Enquanto isso, Leclerc estava em 5º lugar e sem qualquer chances de subir mais, quando a Ferrari chamou o carro nº 16 para os boxes na penúltima volta para colocar pneus macios e tentar fazer a volta mais rápida.

Porém, o tiro saiu pela culatra. Já que voltou atrás de Alonso, brigou ferrenhamente com o bicampeão para recuperar a 5ª posição, não fez a volta mais rápida, e após o fim da corrida, depois de muito esforço para reassumir a 5ª posição, o monegasco foi punido em 5s por exceder os limites de velocidade dentro do pit lane e ficou atrás de Alonso no fim das contas.

Foto destaque: Divulgação/Twitter/F1

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