Professor de Harvard e médico do esporte detalha motivo da parada cardíaca de Bronny James

Nesta semana, Lebron James passou por um susto muito grande. Bronny James, seu filho mais velho e apontado como um futuro astro da NBA, sofreu uma parada cardíaca e desmaiou durante treino da USC, time universitário em que atua. O atleta ainda vai passar por exames detalhados, mas informações iniciais apontam que o Bronny James sofreu uma parada cardíaca e acabou desmaiando logo em seguida, precisando ser atendido pelos médicos.

O que os especialistas dizem sobre o caso do filho de Lebron James

Especialistas dizem que é difícil mapear exatamente como será sua recuperação, mas o fato de Bronny James ter sido tratado imediatamente e já estar fora da unidade de terapia intensiva é um presságio. De acordo com o Dr. Franz Burini, Médico do Esporte (UNESP), Metabologista, MD, PhD, doutor em Nutrição Humana Aplicada (USP), Coordenador médico da Confederação Brasileira de Surf e professor visitante Harvard Medical School, em entrevista exclusiva ao Minha Torcida, o que aconteceu com Bronny é mais comum do que parece e pode ser fatal:

“Cada vez mais a gente tem tido acesso a estas informações, destes eventos adversos. São raros, mas sempre quando ocorrem geram uma tensão. É a principal causa de morte entre jovens antes dos 35 anos de idade”, afirmou Franz Burini.

O que é a cardiomiopatia hipertrófica, possível causa da parada cardíaca de Bronny James

A doença se caracteriza por mudar as características da estrutura do coração. Ocorre uma hipertrofia, onde as paredes dos ventrículos, ou seja, as camadas inferiores do coração, se tornam mais espessas e rígidas, podendo causando graves problemas. Na maioria dos casos, o fator que causa estes problemas é genético.

Segundo Franz Burini, dentro do que se entende hoje na medicina, o problema causa muitas preocupações e é recomendado que seja impedida ou controlada a prática esportiva, sobre riscos de no futuro acontecer algo mais grave com o paciente que tem um histórico de problemas cardíacos.

“Dentro do que é colocado de maneira consensual, sobre a ótica acadêmica e cientifica, a infecção aguda impede a prática esportiva, justamente por risco de miocardite. Este processo pode ser infeccioso para o coração e este quadro de alteração do miocárdio também está associado as paradas cardiorrespiratórias. Este sucesso frente a situação adversa, frente a parada cardiorrespiratória, de conseguir a reversão, merece todo o reconhecimento dos colegas que ofereceram suporte. A mensagem que fica é a gente precisa levar a sério a saúde e desempenho”, completou Franz Burini.

O que dizem os médicos americanos?

O médico Jonathan Drezner, da Universidade de Washington, afirma que o filho de Lebron James está no grupo de maior riscos para desenvolver problemas no coração. Segundo uma pesquisa realizada pelo especialista, jovens atletas negros masculinos da universidade, que jogam a Divisão 1, tem chance têm uma chance em 2.000 de sofrer uma parada cardíaca a cada ano. Para se ter uma ideia, um jogador branco, da mesma categoria, tem a uma chance em 5.000 para ter o mesmo problema.

“Jogadores de basquete masculinos adolescentes e jogadores universitários de basquete masculino, por razões que não entendemos completamente, são de longe nosso grupo de atletas de maior risco para parada cardíaca súbita. Na minha opinião, todos deveriam ser rastreados com uma triagem cardíaca mais robusta e intensiva do que ocorre normalmente”, afirmou Drezner.

Segundo informações, o Bronny James chegou a fazer um exame de triagem para futuros jogadores da NBA e ambas as avaliações, de fluxo sanguíneo e de válvulas cardíacas, apontaram um cenário normal e sem nenhuma alteração aparente.

Nota do hospital onde foi atendido Bronny James

“Graças à resposta rápida e eficaz da equipe médica de atletismo da USC, Bronny James foi tratado com sucesso de uma parada cardíaca súbita. Ele chegou ao Cedars-Sinai Medical Center totalmente consciente, neurologicamente intacto e estável. O Sr. James foi atendido prontamente por uma equipe altamente treinada e recebeu alta para casa, onde está descansando. Embora sua avaliação esteja em andamento, estamos esperançosos por seu progresso contínuo e somos encorajados por sua resposta, resiliência e apoio familiar e comunitário”, afirmou o comunicado sobre Bronny James.

Atletas que tiveram problemas no coração

Recentemente Lucas Leiva, atleta do Grêmio, teve que se aposentar precocemente dos gramados por conta de um problema cardíaco, que poderia causar riscos graves a sua vida. Entretanto, apesar de raro, muitos jogadores passaram por situação parecidas. Washington, centroavante, não chegou a se aposentar, mas precisar tratar um grave problema no coração enquanto era jogador. Enquanto isto, Everton, jogador com passagem por Vasco, Grêmio, Internacional, entre outros, teve que se aposentar.

Porém, alguns jogadores, como Serginho, do São Caetano, acabaram falecendo em campo. Moustapha Sylla, Alexandros Lampis e Miklós Fehér, recentemente faleceram durante uma partida de futebol, por problemas relacionados ao coração.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]