Veja quem são os 5 maiores volantes da história do São Paulo

Considerado por muitos como o maior clube de futebol do Brasil e um dos mais temidos no cenário sul-americano, o São Paulo conquistou o Campeonato Brasileiro em seis oportunidades, além de três Libertadores e três Mundiais.

Dessa forma, confiramos os maiores volantes da história do São Paulo, jogadores que contribuíram nas principais conquistas do Tricolor Paulista em sua rica vida de 93 anos.

Os maiores volantes da história do São Paulo

Mineiro

Mineiro chegou no São Paulo em 2005, após ganhar destaque no São Caetano, sendo campeão do Campeonato Paulista de 2004 com a equipe do ABC paulista. 

Já em seu primeiro ano no Morumbi, Mineiro assumiu rapidamente a titularidade e foi importantíssimo na conquista de todos os títulos da equipe na temporada: Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Mundial de Clubes da Fifa.

Naquele ano, além da segurança que o volante passava para o resto do time, a capacidade ofensiva também foi fundamental. Foi dele o gol que garantiu o título Mundial da equipe no confronto diante do Liverpool, na final da competição. 

No seu último ano vestindo a camisa tricolor, em 2006, Mineiro fez parte da seleção do Campeonato Brasileiro, conquistado pela equipe do São Paulo.

Toninho Cerezo

Após grandes conquistas com a camisa do Atlético-MG e passagens no futebol europeu, Cerezo chegou ao São Paulo em 1992 e logo foi campeão mundial com a equipe.

No ano seguinte, o São Paulo repetiu a dose, conquistando novamente a Libertadores e Mundial, tendo Cerezo com um dos grandes jogadores dessas conquistas.

O meia, inclusive, marcou um dos gols da grande final do Mundial de 1993, diante do Milan. 

Cerezo ficou apenas dois anos no tricolor e foi embora após atritos com o técnico Telê Santana, um dos grandes técnicos do Brasil e do São Paulo.

Ao todo, Toninho Cerezo disputou 60 jogos e marcou 6 gols pelo Tricolor, conquistando Campeonato Paulista (1993), Libertadores (1993), Mundial de Clubes (1992 e 1993), Recopa Sul-Americana (1993) e a Supercopa da Libertadores (1993).

Chicão

Chicão foi outro grande volante da história do São Paulo. Em 317 jogos, conquistou o Campeonato Paulista de 1973 e o Campeonato Brasileiro de 1977. Era um líder em campo, famoso pela raça e imposição diante dos adversários.

Josué

Josué foi contratado pelo São Paulo em 2005, chegando ao clube do Morumbi após se destacar pelo Goiás. O volante não sentiu o peso da transferência e logo demonstrou que seria peça importante para o Tricolor, assumindo a titularidade no meio-campo.

Pelo São Paulo, Josué disputou 157 partidas e marcou sete gols. O ex-jogador conquistou a Libertadores e o Mundial de 2005 pelo time do Morumbi, além do Paulistão do mesmo ano e as edições do Campeonato Brasileiro de 2006 e 2007.

Depois do São Paulo, Josué transferiu-se para o Wolfsburg, da Alemanha, onde permaneceu por seis temporadas. O volante encerrou sua carreira no Atlético-MG, após conquistar a Libertadores de 2013.

Hernanes

Formado na base do São Paulo, Hernanes fez seu primeiro jogo como profissional na temporada de 2004. Destaque nos títulos do Brasileirão de 2007 e 2008, o meio-campista iniciou em 2010 sua passagem pela Itália, onde permaneceu até 2017 e atuou por Lazio, Inter de Milão e Juventus.

Depois de uma rápida passagem pelo Hebei, da China, retornou ao São Paulo por empréstimo em 2017 e depois em definitivo a partir de 2019. No Brasil, atuou também por Santo André, por empréstimo no início da carreira, e mais recentemente no Sport, seu último clube. 

Ao todo, foram 287 partidas e 56 gols marcados com a camisa do Soberano.

Leandro SilvaLeandro Silva

Eu escolhi jornalismo por amar esporte, principalmente futebol. No momento tenho um canal no youtube com meus amigos chamado "Mesa de bar" , que fala de esportes em geral. A idéia é justamente criar um portfólio para ingressar na área jornalística. Meu objetivo profissional é ser comentarista de futebol, me espelhando em profissionais como o Paulo Vinícius Coelho, Rafael Oliveira, Paulo Calçade entre outros.

[blocksy_breadcrumbs]