As 5 maiores vitórias da história do Goiás

O Goiás tem em sua história muitas vitórias importantes, que lhe renderam títulos e marcas incríveis. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Esmeraldino. A vitória sobre o Vila Nova-GO pelo segundo jogo da final da Copa Centro-Oeste 2000 que garantiu o primeiro troféu dessa competição ao clube e ainda por cima sobre o maior rival é até hoje a maior vitória da história do clube.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Goiás Esporte Clube, como o segundo jogo da final do Campeonato Goiano de 1997, contra o Crac, que deu ao clube o 15º título da competição e o tornou o maior vencedor do torneio, ultrapassando o Goiânia. Outro jogo importante foi válido pela última rodada do Brasileirão Série B de 2012, contra o Joinville e rendeu o bicampeonato do torneio ao Esmeraldino.

Mais dois jogos entram nessa lista, a vitória sobre o Gama no segundo jogo da final da Copa Centro-Oeste de 2002 que rendeu o tricampeonato do torneio ao Alviverde Goiano. E por último e não menos importante, o triunfo sobre o Paysandu, no segundo jogo da final da Copa Verde de 2023, que terminou em 2 x 1 para o Verdão da Serra e garantiu o primeiro troféu desse torneio e o quarto título regional do Goiás.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
Goias

Goias

5º- Goiás 2  x 1 Paysandu (Copa Verde 2023)

No dia 31 de maio de 2023 no Estádio da Serrinha, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Verde do mesmo ano. Após venceu o primeiro jogo em Belém, o Goiás voltou para casa com o título bem encaminhado e resolveu o jogo ainda na primeira etapa, fazendo 2 x 0.

Os gols do jogo foram marcados por Vinícius e Matheus Peixoto para o Esmeraldino e Bruno Melo fez contra o gol que descontou o placar para o Papão na segunda etapa, dando números finais ao jogo: 2 x 1. Foi o primeiro título da Copa Verde para o clube mas já o quarto troféu em competições regionais.

É uma vitória importante para o clube que tenta voltar a se afirmar no Brasileirão Série A e também como a maior força do Centro-Oeste do país. Hoje tem como adversário nessa briga o Cuiabá, que vem crescendo nos últimos anos. Esse título, recoloca o clube no cenário dos grandes do país.

4º- Goiás 3 x 0 Gama (Copa Centro-Oeste 2002)

No dia 11 de maio de 2002, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Centro-Oeste do mesmo ano. Depois de perder o jogo de ida no Distrito Federal por 3 x 2, o Verdão da Serra recebeu o Gamão no Serra Dourada e venceu por 3 x 0, garantindo o tricampeonato do torneio.

Os gols da partida foram marcados por Kleyr, Josué e Zé Carlos e garantiram o terceiro título seguido da competição para o clube goiano. A vitória foi importante para a história do clube pois foi mais um troféu regional conquistado, além disso, o adversário vivia o melhor momento de sua história e tinha uma boa equipe.

A equipe do Gama tinha jogadores importantes na época como Deda, Nem, Romualdo e Lindomar. Enquanto o Goiás contava com Harley, Neném, Milton do Ó, Josué, Marabá, Danilo e Araújo. Duas equipes que ficaram marcadas no início dos anos 2000 no futebol brasileiro.

3°- Goiás 2 x 1 Joinville (Brasileirão Série B 2012)

No dia 24 de novembro de 2012 no Estádio Serra Dourada, as equipes entraram em campo pela 38ª rodada do Brasileirão Série B. Com a vitória por 2 x 1 de virada, o Esmeraldino garantiu o título da competição pela segunda vez em sua história.

Os gols do jogo foram marcados por Iarley e Walter para o Goiás e Lima fez o gol de abertura do placar para o Joinville. O título é um dos mais importantes da história do clube, um dos dois títulos nacionais da história do Esmeraldino.

A equipe contava com nomes importantes, como: Iarley, Walter, Ricardo Goulart, Renan Oliveira, Ramon, Dudu Cearense, Amaral, Thiago Mendes, Egídio e Ernando. Enquanto o Joinville não tinha muitos nomes importantes no futebol brasileiro, mas que foram bem na equipe, como: Lima, Ricardinho, Carlos Alberto e Diego Jussani.

2°- Goiás 4 x 1 Crac (Campeonato Goiano 1997)

No dia 28 de junho de 1997 no Estádio Serra Dourada, as equipes entraram em campo pela segunda partida da final do Campeonato Goiano daquele ano. Após empate no jogo de ida por 1 x 1, o Goiás atropelou o Crac por 4 x 1 e garantiu o 15º título estadual de sua história.

Os gols da equipe foram marcados por Aloísio (3) e Marcelo e garantiram a goleada e o título do Campeonato Goiano daquele ano. O artilheiro do campeonato foi o mesmo Aloísio com 27 gols marcados dos 69 que o Verdão marcou no torneio.

A importância dessa vitória vem do fato desse título ser o 15º do clube na história do Campeonato Goiano, o que fez a equipe ultrapassar o Goiânia como maior campeão do estado. Uma curiosidade é que no mesmo torneio, o Goiânia foi rebaixado a segunda divisão estadual pela primeira vez na história.

1°- Goiás 5 x 1 Vila Nova-GO (Copa Centro-Oeste 2000)

No dia 1º de março de 2000 no Estádio Serra Dourada, as equipes entraram em campo pelo segundo jogo da final da Copa Centro-Oeste daquele ano. O Goiás vinha de vitória por 3 x 1 na primeira partida e entrou no segundo jogo decidido a garantir o título.

O resultado foi uma goleada histórica para o clube em cima do maior rival. 5 x 1 para o Esmeraldino sobre o Tigre com gols de Fernandão (2), Dill, Zé Carlos e Túlio para o Goiás e Wando descontando para o Vila Nova. Essa vitória garantiu o primeiro título regional da história do clube.

Essa vitória é muito marcante pois é o primeiro título fora do estado para o clube, além de ter sido uma sonora goleada para cima do maior rival em uma final. O Goiás contava com nomes importantes, entre eles, um grande ídolo, Fernandão que fez história com a camisa do Esmeraldino e depois com a camisa do Internacional.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.