As 5 maiores vitórias da história do Flamengo

O Flamengo tem em sua história muitas vitórias importantes Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Mais Querido.

O Flamengo tem em sua história muitas vitórias importantes, que lhe renderam títulos e marcas incríveis. Vamos citar aqui as cinco maiores vitórias do Mais Querido. A final da Libertadores de 2019, a primeira disputada em partida única e com um final épico para a história da competição e para os clubes envolvidos. Para o vencedor, a maior vitória de sua história e para o time derrotado, uma marca em sua grandiosa memória.

Outras vitórias entram para o hall de maiores da história do Clube de Regatas do Flamengo, como a final do Mundial Interclubes de 1981, também a final do Campeonato Brasileiro de 1980, e duas partidas em Campeonato Carioca contra o rival Vasco da Gama, em 2001 com o gol de Petkovic e em 1978 com o gol de Rondinelli. Em todos esses grandes triunfos, estiveram presentes grandes lendas da história do Mengão.

Veja as 5 maiores vitórias da história do
br

Flamengo

5º- Flamengo 1 x 0 Vasco da Gama (Campeonato Carioca 1978)

No dia três de dezembro de 1978, em partida disputada no Maracanã, válida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Carioca daquele ano, Flamengo e Vasco da Gama se enfrentaram no jogo que acabou se tornando a final da segunda fase e decretou o título de campeão estadual.

O Vasco da Gama vinha embalado, havia vencido todos os dez jogos disputados no segundo turno até ali e enfrentava o Flamengo que tinha vencido nove e empatado uma partida, curiosamente contra o Madureira, que terminaria como lanterna. O jogo tomou ares de final, já que uma vitória rubro-negra daria o título do segundo turno e por consequência do estadual, já que tinha vencido a Taça Guanabara.

O Flamengo não marcava gols no rival há cinco partida, até hoje o maior jejum do rubro-negro no clássico. A partida terminou 1 x 0 com gol de Rondinelli, o Deus da Raça, que marcou de cabeça aos 41 minutos do segundo tempo, já na reta final do jogo, em escanteio cobrado por Zico que geralmente não batia esse tipo de bola parada.

O gol foi histórico e iniciou uma das fases mais vitoriosas da história do Flamengo, que entrou na década de 1980 e venceu tudo. Rondinelli, autor do gol entrou para história eterna do clube e seu gol é lembrado entre os rubro-negros até hoje.

4º- Flamengo 3 x 1 Vasco da Gama (Campeonato Carioca 2001)

No dia 27 de maio de 2001, em mais um jogo histórico pelo torneio estadual, Fla e Vasco se enfrentaram, com o Cruzmaltino tendo a vantagem de dois resultados iguais e tendo vencido a primeira partida de virada por 2 x 1. No segundo jogo, o rubro-negro fez o primeiro com Edilson, depois o alvinegro empatou com Juninho Paulista.

Na sequência da partida, o Capetinha foi às redes de novo pelo Urubu, enquanto o time da colina chegava mais que o adversário, sendo parado pelo jovem goleiro Júlio César, foram algumas defesas impressionantes naquele dia. Já mais próximo ao final da partida, uma falta é marcada na intermediária, apenas os torcedores do Mengo e Dejan Petkovic acreditaram na batida direta.

Aos 43 minutos da segunda etapa, o sérvio cobrou falta magistral que entrou no único espaço possível, o goleiro Helton fez tudo que podia e ainda tocou nela, mas era o gol de mais um tricampeonato do Flamengo, o quarto da história, um golaço que entrou para a memória dos torcedores rubro-negros.

3°- Flamengo 3 x 2 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro 1980)

No dia 1º de junho de 1980, o time carioca conquistava seu primeiro título brasileiro, com a vantagem de poder ter dois resultados iguais, o Fla perdeu na primeira partida no Mineirão e voltou ao Maracanã para decidir o título precisando de uma vitória simples. A partida foi envolta de muita polêmica de arbitragem e terminou com o título do rubro-negro, o primeiro de muitos.

Após a derrota por 1 x 0 em Belo Horizonte, as equipes se enfrentaram no Maracanã e Nunes, o Artilheiro das Decisões abriu o placar para o time da casa, que logo sofreu o empate, com Reinaldo marcando para os visitantes. No final da primeira etapa Zico marcou o segundo dos mandantes, resultado que dava o título à sua equipe.

Na segunda etapa, Reinaldo empataria o jogo na metade do segundo tempo, machucado, o atleta fez o gol que daria o bicampeonato ao Galo. Porém, aos 37 minutos, Nunes marcou o terceiro do Mengão, driblando Silvestre e finalizando no canto do goleiro João Leite.

A polêmica expulsão de Reinaldo aconteceu pois ele impediu a cobrança de um impedimento, Chicão e Palhinha foram expulsos por faltas duras, que o Atlético-MG utilizou durante todo o jogo. Pelo lado do vencedor, foi o primeiro título de Campeonato Brasileiro.

2°- Flamengo 3 x 0 Liverpool (Mundial Interclubes 1981)

No dia 13 de dezembro de 1981, as equipes entraram em campo para decidir o Mundial Interclubes daquele ano, os campeões continentais da América do Sul e Europa em partida única no Japão. No Estádio Nacional de Tóquio, o Flamengo atropelou o Liverpool ainda na primeira etapa.

Com exibição de gala de Zico, Adílio e Nunes, a equipe brasileira fez os três gols que deram o título entre os 13 e os 41 minutos. O primeiro gol foi de Nunes, o Artilheiro das Decisões, após lançamento perfeito do Camisa 10 da Gávea, o centroavante rubro-negro só tirou do goleiro adversário para abrir o placar.

Depois de forte cobrança de falta de Zico aos 34′, o goleiro da equipe inglesa deu rebote e Adílio conferiu, ampliando o placar para os brasileiros. O terceiro gol teve participação dos três, Adílio saiu jogando, achou o Galinho de Quintino no circulo central, que enfiou a bola para Nunes que nas costas da defesa inglesa invadiu a área e bateu cruzado para fechar o placar.

O atropelo do Rubro-Negro Carioca deu a equipe o título mundial em um ano que entrou para história, além disso, naquele dezembro de 1981, a equipe conquistou três títulos em 15 dias, Libertadores, Mundial de Clubes e Campeonato Carioca.

1°- Flamengo 2 x 1 River Plate (Libertadores 2019)

No dia 23 de novembro de 2019 foi disputada a primeira final em partida única da história da Libertadores, a partida aconteceu no Estádio Monumental de Lima no Peru. Flamengo e River Plate se enfrentaram no jogo que entrou para a história com a equipe brasileira fazendo dois gols em três minutos e virando a partida já aos 89 e 92 minutos.

No jogo, o time argentino abriu o placar aos 14 minutos de jogo com Borré e após o gol, as equipes não tiveram chances significativas na primeira etapa. No segundo tempo, o River Plate cozinhava a partida e não conseguia criar muitas chances, enquanto o Flamengo pouco chegava para assustar, antes do gol, o Mengo conseguiu ter uma boa chance e nada mais.

Porém, já na reta final, aos 89 minutos, Diego pressiona Lucas Pratto que segue com a bola mas perde para Arrascaeta, que logo aciona Bruno Henrique que avança mas espera a chegada dos companheiros, dribla um adversário e dá o passe esticado para o uruguaio que começou a jogada, ele se estica e de carrinho cruza para Gabigol empurrar para as redes.

Pouco depois, aos 92′, Diego Ribas recebe na saída de jogo do Fla e vê Gabriel pedindo lançamento, ele disputou com Pinola que erra, a bola sobra limpa para o camisa nove chutar e virar a partida épica. O Flamengo esperou 38 anos pelo bicampeonato e conseguiu de forma espetacular. É o maior jogo da história do clube.

Jogo Bônus – Flamengo 2 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro 2009)

No dia seis de dezembro de 2009, o Flamengo conquistava seu sexto título brasileiro, após uma espera de 17 anos, a equipe que contava com um experiente Petkovic e o craque Adriano, venceu o Grêmio na última rodada do torneio, garantindo mais esse título, os gols de David Braz e do ídolo Ronaldo Angelim foram marcantes para a torcida.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]