Veja os 5 maiores vexames do Botafogo

Um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Botafogo tem uma história de várias conquistas, principalmente em décadas passadas, no qual tinha diversos craques, como, por exemplo, o atacante Garrincha, ídolo da Seleção Brasileira.

Entretanto, o Glorioso também sofreu algumas derrotas pesadas ao todo de seus 128 anos de vida. Com isso, confiramos os maiores vexames do Botafogo.

Maiores vexames do Botafogo

Final da Copa do Brasil de 1999

O Botafogo tinha tudo para conquistar o título da Copa do Brasil de 1999. Entretanto, não conseguiu fazer um golzinho diante do modesto Juventude na final diante de um Maracanã com mais de 107 mil botafoguenses. O placar por 0 a 0 foi frustrante, dando o título nacional para o clube gaúcho, que venceu o jogo de ida por 2 a 1.

Eliminação para o River Plate na Copa Sul-Americana

Após eliminações na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca, e de estar em queda livre no Campeonato Brasileiro, após liderar dez rodadas, o Botafogo cruzou com o River Plate na Copa Sul-Americana. O time ganhou por 1 a 0 no Rio de Janeiro e administrava um triunfo por 2 a 1 no Estádio Monumental de Núnez. Mas, de repente, a coisa desandou e o Glorioso saiu derrotado por 4 a 2.

O vexame ficou ainda pior por conta da chegada ao Brasil, no qual os jogadores foram chamados de galinhas pelo ex-presidente Carlos Augusto Montenegro. Além disso, o técnico Cuca pediu demissão logo depois. Mas voltou ao cargo três jogos posteriores.

Final da Taça Guanabara de 2008

Após a perda da final da Taça Guanabara de 2008 para o Flamengo, o elenco do Botafogo, se dizendo indignado com os constantes erros de arbitragem, deu uma entrevista coletiva aos prantos.

O episódio ficou marcado como Chororô e até hoje persegue os torcedores. Ademais, em todos os duelos diante do Rubro-Negro desde então, a torcida Flamenguista faz questão em lembrar desse momento icônico.

7 × 1 contra o Fluminense

Com atrasos salariais, o Botafogo foi goleado pelo Fluminense por 7 a 1 no Campeonato Carioca de 1994. Até hoje existem acusações de que os jogadores fizeram corpo mole. O então presidente Carlos Augusto Montenegro dispensou alguns atletas após a partida. Mas nada foi provado.

Rebaixamento para a Série B

A Estrela Solitária foi rebaixada pela primeira vez no Campeonato Brasileiro em 2002. O time era muito limitado e composto por medalhões como o zagueiro Odvan e o volante Galeano. A queda veio com uma derrota de 1 a 0 para o São Paulo no Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ).

Após isso, o Glorioso foi rebaixado mais duas vezes: em 2014 e 2020. Mas sem dúvidas a de 2002 foi a mais dolorida no coração do torcedor botafoguense.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]