Veja quem são os 5 maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama

Quem são os cinco maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama? Todo mundo conhece os maiores jogadores da história do Cruzmaltino, Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, Ademir de Menezes, Danilo Alvim, o príncipe Danilo, e também Felipe, revelado no clube e vascaíno, esse último é o melhor lateral-esquerdo da história do Gigante da Colina.

Nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama terá o Maestro Felipe na primeira posição e será seguido de perto por Mazinho, também revelado no clube e que podia jogar nas duas laterais mas se firmou na esquerda por alguns anos. Outro nome importante foi Marco Antônio, campeão do Mundo do a Seleção Brasileira em 1970.

Marco Antônio chegou ao clube para substituir outro lateral que está em nossa lista, Alfinete, que foi campeão brasileiro em 1974 ao lado de grandes nomes. Fecha nossa lista Antônio Evanil da Silva, o Coronel que jogou no clube carioca entre 1952 e 1964, nesse período coube a ele marcar Mané Garrincha, em uma missão quase impossível, ainda assim se destacou.

Os maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama

Vasco da Gama

Vasco da Gama

5 – Coronel

Antônio Evanil da Silva, o Coronel foi um dos principais marcadores de Mané Garrincha e se vangloria de ter tomado muito dribles do craque mas que venceu muito mais partidas nesse confronto. Coronel inclusive brinca dizendo que o bicho dos jogos contra o Botafogo eram certos.

Jogou no Vasco da Gama de 1952 a 1964 e conquistou diversos títulos importantes, fazendo parte de uma das defesas mais famosas da equipe e do futebol brasileiro, ao lado de Paulinho de Almeida, Bellini e Orlando Peçanha. Conquistou o Campeonato Carioca de 1956 e 1958, o Torneio Rio-São Paulo de 1958, além do Troféu Teresa Herrera e o Torneio de Paris, ambos em 1957.

Seus préstimos ao Clube de Regatas Vasco da Gama são reconhecidos até hoje, além disso jogou pela Seleção Brasileira também. Coronel foi um dos grandes nomes do Vasco enquanto esteve por lá e se tornou assim, os dos maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama.

4 – Alfinete

Paulo César Barreiros, conhecido como Alfinete foi um dos maiores laterais-esquerdos da história do Vasco da Gama. Revelado pelo Olaria, Alfinete teve seu período de maior destaque na carreira quando foi lateral do Gigante da Colina entre 1971 e 1975, tendo feito 126 jogos e marcado sete gols.

Fez parte da equipe que foi campeã brasileira de 1974, vencendo o Cruzeiro, a partida decisiva terminou 2 x 1 para o Vasco da Gama, com gols de Ademir e do eterno Jorginho Carvoeiro. Mas antes da partida decisiva, no primeiro jogo, as equipes empataram por 1 x 1 e o gol do time carioca foi marcado justamente por Alfinete.

Não só pelo gol, mas pelo seu período de dedicação ao clube e pela identificação com a torcida, Alfinete se tornou um dos maiores laterais-esquerdos do Vasco da Gama.

3 – Marco Antônio

Marco Antônio foi revelado pela Portuguesa Santista em 1966, pouco depois se transferiu para o Fluminense, onde teve seu período de melhor futebol e que o levou a Seleção Brasileira, sendo tricampeão do mundo em 1970. Em 1976 foi para o Vasco da Gama e com sua técnica apurada logo se identificou com o torcedor.

No Cruzmaltino fez parte da defesa que ficou conhecida como “Barreira do Inferno”, se destacando bastante na lateral-esquerda. Fez 75 jogos com a camisa do clube e marcou dois gols, tendo sido campeão do Campeonato Carioca de 1977 e alguns outros torneios menores, como o Torneio Cidade de Sevilha em 1979.

Voltou a Seleção Brasileira nesse ano para jogar a Copa América e depois de quatro temporadas com o Vasco da Gama, deixou o clube e rumou para Bangu, jogar para o folclórico Castor de Andrade. Marco Antônio marcou época no clube e se tornou um dos melhores laterais-esquerdos do Vasco da Gama.

2 – Mazinho

Mazinho foi revelado pelo Vasco da Gama no mesmo período que Romário, Lira, Mário Tilico entre outros, na década de 1980. Assumiu a titularidade em 1986 e não largou mais, deixando o clube em meados de 1990, tendo jogado 232 jogos e marcado 17 gols.

Ganhou três bolas de prata, prêmio dado pela revista placar na época, em 1987, 1988 e 1989 como melhor jogador da posição. Conquistou dois títulos cariocas e um título do Campeonato Brasileiro, marcando assim seu nome na história do Gigante da Colina.

Excelente marcado, preciso nos passes e cruzamentos e jogador muito versátil, podendo jogar nas duas laterais e também no meio de campo, como jogou pela Seleção Brasileira que foi tetracampeã do mundo em 1994. Identificado com o clube, é o segundo da nossa lista de maiores laterais-esquerdos da história do Vasco.

1 – Felipe

Felipe é sem  dúvidas um dos melhores-laterais-esquerdos da história do Vasco, em nossa lista inclusive ocupa a primeira posição, por toda sua história com o clube e pela identificação com a camisa e o torcedor vascaíno. Revelado no clube, chegou em 1987 nas categorias de base, subiu ao profissional em 1996 e saiu em 2002, retornando em 2010 e ficando até 2012.

Pelo Vasco da Gama são 378 partidas com 55 gols marcados e diversos títulos importantes. Venceu um Campeonato Carioca, um Torneio Rio-São Paulo, uma Copa Mercosul, uma Copa do Brasil, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa Libertadores da América.

Felipe ficou marcado pelo seu drible característico, que assim como Garrincha, ninguém conseguia marcar. Felipe era um driblador nato, passador excelente e tinha uma visão de jogo espetacular, é um dos maiores vencedores com a camisa do Gigante da Colina e sua identificação com o torcedor é tremenda. Assim, o craque se tornou o melhor lateral-esquerdo do clube.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]