Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Flamengo

Neste artigo iremos trazer para você os melhores guarda-metas de um dos maiores clubes do mundo e o atual melhor time da América do Sul e do Brasil.

Diferentemente do consenso entre todos dentro do Flamengo que reconhecem que Zico é sem dúvidas o maior jogador da história do clube até os dias de hoje, no que abrange a função de goleiro a situação é totalmente diferente. Há muitas dúvidas para escolher o melhor entre tantos que já defenderam as cores do Rubro-Negro.

Mesmo muitos torcedores mais antigos defendendo que Raul Plassmann é o “melhor” goleiro que já defendeu o gol do Rubro-Negro, há outros grandes nomes a serem lembrados. Entre eles, um guarda-metas que esteve no clube nos últimos anos, Diego Alves. Além desses, também não podemos esquecer outros grandes nomes, como Cantarelli e Júlio César.

Os maiores goleiros da história do Flamengo

5 – Antônio Luís Cantarelli

Reserva de Plassmann, Cantarelli acabou sendo reconhecido como “discípulo” do seu antecessor. Cria da casa, Cantarelli permaneceu no Rubro-Negro por 17 anos e ao longo desses anos conquistou diversos títulos. Entre os mais importantes, três Brasileirões e uma Libertadores.

O goleiro permaneceu no Rubro-Negro entre os anos de 1973 a 1990. Com uma passagem rápida pelo Naútico, em 1983. Atuou pelo Mengo 557 vezes e, após se aposentar, voltou como treinador de goleiros.

4 – Zé Carlos

José Carlos da Costa Araújo, foi goleiro titular do Flamengo entre os anos de 1984 a 1991 e 1996 e 1997. Tendo seguido com o legado de Raul Plassmann e Cantarelli. E sendo ele considerado peça-chave para grandes conquistas do time carioca, dentre esses, três campeonatos estaduais.

Fez 352 com a camisa do Rubro-Negro, conquistando 17 títulos. Foi campeão da Copa do Brasil, em 1990, e a Copa União (módulo verde), em 1987, competição nacional que foi motivo de disputa na Justiça para ser reconhecido como Campeonato Brasileiro. Passou por diversos times brasileiros, mas só marcou história no Flamengo.

3 – Júlio César

Ídolo recente da história do Flamengo, Júlio que é um apaixonado pelo Rubro-Negro vestiu a camisa do time em 285 partidas. Foi apresentado ao mundo aos 17 anos, onde passou a integrar o elenco profissional no ano de 1997. No mesmo ano que ficou marcado na história do clube ao defender um pênalti no clássico Fla-Flu.

Ele veio a se firma no gol do Flamengo somente no ano de 2000. Acabou importante para o título carioca de 2001 e peça fundamental em um ano que o Flamengo por muito pouco não acabou sendo rebaixado no Brasileirão. Ficou no clube de 1997 e 2005 e em 2018.

Antes de retornar ao Rubro-Negro para encerrar a sua gloriosa carreira como goleiro profissional, disputou duas Copas do Mundo. Voltou ao Flamengo no ano de 2018, após passar por vários clubes da Europa. Com a camisa do seu clube do coração, conquistou os títulos cariocas de 1999, 2000, 2001 e 2004, a Copa Mercosul de 1999 e a Copa dos Campeões de 2001.

2 – Diego Alves

De 2017 até 2022 no Rubro-Negro, Diego Alves chegou muito badalado. Porém, demorou para engrenar e por muito pouco não acabou deixando o Ninho do Urubu. Contudo, o goleiro conseguiu dar a volta por cima e acabou se transformando em um dos destaques nas conquistas de 2019.

Com grandes defesas e com sua liderança em campo, sendo muito aclamado pelos torcedores flamenguistas que passaram a confiar em seus serviços pelo clube. Defendeu a meta flamenguista por mais de 200 partidas e conquistou vários títulos. Entre os mais importantes, estão duas Libertadores, em 2019 e 2022, e dois Brasileirões, em 2019 e 2020.

1 – Raul Plassmann

Plassmann não é cria da casa, mas fez história no Flamengo. Vindo do Cruzeiro, ele chegou ao Rubro-Negro já com sua carreira consolidada, tendo mais de 500 partidas pelo time mineiro. Desta forma não demorou a cair nas graças do torcedor flamenguista.

Pelo clube carioca, foram 228 partidas e vários títulos, entre os mais importantes, os três primeiros campeonatos brasileiros conquistados pelo clube e também a Libertadores de 1981. Sem esquecermos a Taça Intercontinental no mesmo ano, no Japão.

Por essa conquista em especial, é considerado por muitos como o maior goleiro da história do Flamengo. Ao falar de Raul Plassmann é impossível não lembrar do seu uniforme de jogo. Em uma época que todos os guarda-metas usavam preto, ele utilizava uma camisa amarela e luvas brancas. Plassmann atuou pelo clube entre os anos de 1978 a 1983.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]