Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Bahia

O Tricolor de Aço tem uma grande história no Brasil. Sendo um dos maiores clubes do Nordeste do país, foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, em 1959. O que fez com que fosse o primeiro representante brasileiro na Copa Libertadores.

Ao longo dos anos, o clube baiano teve grandes momentos, marcados por grandes jogadores. Por isso, fizemos uma lista com os cinco maiores goleiros da história do Bahia.

Os maiores goleiros da história do Bahia

5 – Rodolfo Rodríguez

Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Bahia
Rodolfo Rodríguez com a camisa do Bahia. Divulgação.

Goleiro uruguaio que ganhou destaque jogando pela Seleção Uruguaia e pelo Santos, Rodolfo chegou no Bahia em 1992. Com 78 jogos feito pela equipe baiana, se aposentou na equipe em 1994. Mas não antes de conquistar dois títulos com o clube.

Com boas partidas pelo Tricolor no Campeonato Baiano, o arqueiro ajudou o time a ser bicampeão baiano em 1993 e 1994. Apesar do curto período no clube, é tido como um dos melhores goleiros na história do Bahia.

4 – Emerson Ferretti

Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Bahia
Emerson homenageado pelo Bahia em 2016. Divulgação/Bahia.

Com passagem por diversos times brasileiros, Emerson começou sua carreira no Grêmio, em 1991. Mas só chegou no Bahia em 2000, onde ficou até 2005. Era tido como um dos melhores goleiros da época, recebendo o troféu Bola de Prata, em 2001.

É um dos arqueiros que mais vestiu a camisa do Tricolor Baiano, sendo 251 jogos pelo clube. Neste período, teve a incrível marca 169 partidas como titular ininterruptas. O jogador não foi suspenso, se lesionou ou caiu de rendimento, precisando ser substituído. Com o Bahia, foi campeão baiano, em 2001, e da Copa do Nordeste, em 2001 e 2002.

3 – Marcelo Lomba

O goleiro chegou ao Bahia por empréstimo, em 2011. Em 2012, ficou permanentemente no Tricolor de Aço até 2016. No Brasileirão de 2011, foi eleito como o melhor goleiro da competição e logo virou um ídolo entre os torcedores.

Com 237 partidas pelo clube, foi campeão baiano em 2012 e 2014. Mas, em 2016, saiu do clube e foi para o Internacional, não retornando mais ao time nordestino.

2 – Ronaldo Passos

Revelado pelo Bahia, Ronaldo esteve no time profissional de 1979 até 1990. Sua trajetória no Tricolor de Aço é destacada pela conquista no Campeonato Brasileiro de 1988. Fazendo com que o clube fosse campeão brasileiro pela segunda vez.

Tem mais oito títulos com a equipe, todos no Campeonato Baiano. Apesar da grande identificação com o Bahia, em 1991 foi para o rival, o Vitória. Mesmo assim, permanece como um dos grandes ídolos dos torcedores.

1 – Nadinho

Veja quem são os 5 maiores goleiros da história do Bahia
Nadinho foi campeão brasileiro em 1959. Divulgação.

Dado como o maior goleiro do Bahia por muitos torcedores, Nadinho foi campeão brasileiro em 1959. Com isso, o Tricolor foi o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro. A conquista fez com que o time fosse para a Copa Libertadores.

Nadinho, então, se tornou o primeiro arqueiro brasileiro na competição continental. Apesar da campanha rápida na Liberta, sendo eliminado já na primeira fase, o jogador entrou na história do clube. E, em 12 temporadas com o time, fez 421 partidas.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.