As 5 maiores goleadas da história do Fortaleza

O Fortaleza é uma das maiores equipes do futebol nordestino e brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Tricolor do Pici.

O Fortaleza é uma das maiores equipes do futebol nordestino e brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Tricolor do Pici. São várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Carioca-CE por 14 a 3 em 1938, que é até hoje a maior da história do clube.

Outras goleadas marcantes foram contra o Gentilândia em 1963, outra sobre o Nacional-CE em 1952, a seguinte foi contra o Iracema em 1938 e por último e não menos importante, a goleada contra o Luso-CE em 1948. Em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes da história do Fortaleza.

Todas essas cinco goleadas aconteceram em partidas válidas pelo Campeonato Cearense. Nos anos dessas goleadas, a equipe apenas conquistou o título em 1938. O Fortaleza tem em sua grande história alguns títulos importantes: Campeonato Cearense (46), Copa do Nordeste (2) e Brasileirão Série B (1). Além dos títulos, a equipe bateu na trave duas vezes no Brasileirão Série A, em 1960 e 1968, ficando com o vice.

Veja as 5 maiores goleadas da história do
br

Fortaleza EC

5º- Fortaleza 11 x 2 Iracema (Campeonato Cearense 1938)

No dia dez de julho de 1938, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Cearense daquele ano. A partida terminou com o elástico placar de 11 x 2 sobre o Iracema e sendo os gols marcados pelo Leão do Pici de Fred Alemão (8), Vem-Vem (2) e Bacurim.

O artilheiro da partida, Fred Alemão não tem grande história no clube, nascido na Alemanha, o judeu acabou fugindo do seu país de origem na época do nazismo. Jogou pelo Fortaleza apenas no ano de 1938, depois disso rumou ao Maguari e pouco se sabe sobre ele após isso. Com os oito gols marcados nessa partida é até hoje o jogador que mais marcou gols em uma única partida no futebol cearense.

4º- Fortaleza 10 x 0 Luso-CE (Campeonato Cearense 1948)

No dia 19 de junho de 1948, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Cearense daquele ano que terminaria com título do Ceará. O jogo em questão terminou com o placar de 10 x 0, entrando para a lista de maiores goleadas da história do clube. Os gols foram marcados por França (4), Paulinho (2), Piolho (2), Sofia e Pipiu.

O artilheiro dessa partida, França com quatro gols marcados, foi artilheiro do torneio nos dois anos anteriores quando o Leão do Pici conquistou mais um bicampeonato seguido do torneio estadual. No ano anterior, a equipe se tornou a primeira a ser campeã do Nordeste, vencendo o América-RN na final, com Jombrega sendo grande destaque.

3°- Fortaleza 11 x 1 Nacional-CE (Campeonato Cearense 1952)

No dia 13 de abril de 1952, as equipes se enfrentaram pelo torneio estadual do Ceará em mais uma goleada aplicada pelo Fortaleza, o jogo terminou em 11 x 1 e teve os gols do time goleador marcados por Antoni (5), Aluísio (2), Pedro Faúna (2), Kayatt e Beto.

O artilheiro da partida foi Antoni, que não tem grande história com a camisa do clube, sabemos apenas que marcou cerca de 41 gols com a camisa do clube enquanto esteve jogando pela equipe. A base dessa equipe formaria o time que foi bicampeão cearense em 1953 e 1954. Moésio foi o artilheiro do torneio por três anos seguidos, 1952, 1953, 1954.

2°- Fortaleza 12 x 1 Gentilândia (Campeonato Cearense 1963)

No dia dez de fevereiro de 1963, as equipes se enfrentaram em partida válida pelo Campeonato Cearense daquele ano, em partida que se tornaria a segunda maior goleada da história do clube. O jogo terminou 12 x 1 sobre o Gentilândia e teve os gols do Fortaleza marcados por Haroldo Castelo Branco (7), Mozart (4) e Nagibe.

O artilheiro da partida foi Haroldo Castelo Branco marcando sete vezes e justamente contra sua antiga equipe. No ano anterior o jogador atingiu a marca de 31 gols e foi o artilheiro do torneio estadual já pelo Clube da Garotada.

Outro artilheiro da partida foi Mozart, que segundo muitos, é o maior talento que o Ceará já produziu, craque, é um dos maiores ídolos da história do Fortaleza. Era irmão do também ídolo e artilheiro Moésio Gomes, além deles, o pai, Coronel Mozart teve sua vida inteira ligada ao clube, passando por diversos cargos e fazendo de tudo pela time que amava.

1°- Fortaleza 14 x 3 Carioca-CE (Campeonato Cearense 1938)

No ano de 1938 o Fortaleza aplicava a maior goleada de sua história, apesar disso, a partida carece de informações, o que sabemos é que o jogo contra o Carioca-CE acabou com o placar de 14 x 3 e fez parte da campanha do título da equipe no Campeonato Cearense do mesmo ano.

A equipe venceu o Maguari na final por 7 x 4 e conquistou o título tendo como artilheiro e melhor jogador do campeonato, o atacante Mundico. Esse foi o 11º troféu do Campeonato Cearense da história do Tricolor de Aço, tendo agora no total 46 e desses nove vencidos de forma invicta.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]