As 5 maiores goleadas da história do Flamengo

O Flamengo é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos tratar aqui, das maiores goleadas desse enorme clube.

O Flamengo é sem dúvida, um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos tratar aqui, das maiores goleadas desse enorme clube. O Urubu coleciona algumas goleadas marcantes na história, como na primeira partida do clube, vitória sobre o Mangueira por 15 a 2. Outras goleadas marcantes foram contra a Portuguesa-SP, outra sobre o Kaburé-TO, contra o Cerro Porteño do Paraguai, além da 3ª maior goleada da história do Campeonato brasileiro sobre o Fortaleza.

Essas cinco goleadas aconteceram por quatro competições diferentes e também uma ocorreu em um amistoso. Contra o Mangueira, a partida foi válida pelo Campeonato Carioca, já a goleada sobre a Portuguesa-SP aconteceu no Torneio Rio-São Paulo, que não terminou em 1940. Contra o Kaburé-TO, o jogo aconteceu pela Copa do Brasil, enquanto o jogo frente ao Cerro Porteño foi um amistoso internacional. Por fim, a goleada sobre o Fortaleza, contou pelo Brasileirão de 1981.

Veja as 5 maiores goleadas da história do
br

Flamengo

5º- Flamengo 9 x 2 Cerro Porteño (Amistoso Internacional 1960)

No dia 21 de julho de 1960, no Maracanã as equipes se enfrentaram em um amistoso que terminou em sonora goleada da equipe da casa. O time carioca contava com Dida, que foi ídolo de Zico e com Carlinhos, chamado de Violino pela sua elegância e que é considerado um dos maiores treinadores da história do clube. A partida terminou em 9 x 2 e teve gols de Henrique Frade (2), Luís Carlos (2), Dida, Carlinhos, Jadir, Germano e gol contra de Torres.

4º- Flamengo 8 x 0 Fortaleza (Campeonato Brasileiro 1981)

No dia quatro de fevereiro de 1981, no ano mágico do Flamengo, no Estádio do Maracanã, as equipes se enfrentaram em partida válida pela 6ª Rodada, da 1ª Fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. O goleiro do Fortaleza, que disputava sua última temporada, era Ado, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1970, pelo lado Rubro-Negro, estavam em campo Raul, Adílio e Nunes.

Na partida, que é até hoje a 3ª maior goleada da liga nacional brasileira, os gols foram marcados por Nunes (5), Peu (2) e Vitor. A principal estrela da companhia não estava em campo, Zico, e o Fla contava ainda com a lenda Luis Pereira que teve rápida passagem pelo clube, além do treinador Modesto Bria. A equipe nesse dia ainda contava com Paulo Cesar Carpegiani, que se tornaria o treinador do time posteriormente.

3°- Flamengo 8 x 0 Kaburé (Copa do Brasil de 1995)

No dia 26 de abril de 1995, no Estádio da Gávea as equipes se enfrentaram em partida válida pelas oitavas de final Copa do Brasil daquele ano. Na primeira partida, fora de casa, o time flamenguista venceu por 1 x 0 com gol de Jorge Luiz, voltando para o Rio de Janeiro, a equipe jogou em seu estádio e aplicou uma sonora goleada sobre o time do Tocantins.

No desenrolar da partida, o Flamengo fez 4 x 0 na primeira etapa e completou o placar no segundo tempo com mais quatro gols. Aquela equipe contava com jogadores como Sávio, Rodrigo Mendes e o lateral esquerdo Branco, que acabara de ser campeão mundial com a Seleção Brasileira. Os gols foram marcados por Sávio (3), Rodrigo Mendes (2), Marquinhos, Charles e Branco

2°- Portuguesa-SP 1 x 9 Flamengo (Torneio Rio-São Paulo 1940)

No dia quatro de setembro de 1940, no Estádio do Pacaembu as equipes se enfrentaram em partida válida pela 7ª rodada do Torneio Rio-São Paulo daquele ano. Esse torneio não foi finalizado já que as equipes desistiram de continuar pois as taxas eram altas e a arrecadação baixa. Foi disputado apenas o primeiro turno da competição que contava com nove equipes.

A competição seria disputada em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando, apesar disso as nove equipes acabaram entrando em campo apenas oito vezes. O campeão seria o time com mais pontos, ao final do primeiro turno, Flamengo e Fluminense tinham 13 pontos, com o Rubro-Negro tendo a vantagem em vitórias e saldo de gols. O Mais Querido, contava com Leônidas da Silva, Domingos da Guia e Zizinho, três dos maiores jogadores da época.

A partida em questão contra a Portuguesa-SP terminou com vitória do time carioca por 9 x 1 e teve gols de Leônidas da Silva (6), Castillo (2) e Jarbas. É bem possível que com a continuação do torneio, fosse mais um troféu a figurar na já recheada sala de títulos do Urubu, porém com o torneio interrompido, podemos destacar apenas que o Fla tinha melhor ataque, melhor defesa e o artilheiro da competição, o Diamante Negro.

1°- Mangueira 2 x 15 Flamengo (Campeonato Carioca 1912)

No dia três de maio de 1912, no Estádio da Rua Campos Sales, o clube fazia sua primeira partida de futebol, justamente contra o Sport Club Mangueira, formado por funcionários da fábrica de chapéus Mangueira. O confronto, válido pelo Campeonato Carioca de 1912 teve mando de campo do Mangueira, que sem estádio próprio, mandou a partida no campo do América.

O Rubro-Negro entrou no torneio como uma das equipes mais fortes, já que a maioria dos jogadores havia saído da forte equipe do Fluminense e fundado o futebol do Flamengo. Entre eles, Borgeth, considerado o fundador. Na partida de estreia, o clube usou a famosa camisa que ficou conhecida como “papagaio de vintém” e goleou o adversário por 15 x 2, sendo essa até hoje, a maior goleada do time.

O primeiro tempo do jogo terminou com vitória dos visitantes por 5 x 1, com gols de Gustavo (3) e Arnaldo (2), além do gol de desconto de Octavio para os mandantes. Na segunda etapa, o Flamengo fez mais dez gols, sendo eles marcados por Amarante (4), Gustavo (2), Arnaldo (2), Gallo e Borgeth fecharam a conta, com Levy fazendo o segundo gol do Mangueira, quando a partida apontava 10 x 1.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]