As 5 maiores goleadas da história do Botafogo

O Botafogo é um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do time que revelou Mané Garrincha.

O Botafogo é um dos gigantes do futebol brasileiro, sul-americano e mundial. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do time que revelou Mané Garrincha. O Glorioso coleciona várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Mangueira por 24 a 0 em 1909, que é até hoje a maior da história do clube.

Outras goleadas marcantes foram contra o Riachuelo-RJ em 1910, outra sobre o Petropolitano em 1930, a seguinte sobre o Haddock Lobo em 1909 e por último, contra o Vila Isabel em 1928, em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes dos primeiros anos do Botafogo de Futebol e Regatas.

Dentre essas cinco goleadas, quatro aconteceram em jogos de Campeonato Carioca e uma delas em um amistoso. Contra o Mangueira, Riachuelo-RJ, Haddock Lobo e Vila Isabel, as goleadas contaram por jogos do torneio estadual, enquanto a vitória sobre o Petropolitano foi válida por um amistoso ocorrido na cidade de Petrópolis.

O Botafogo tem em sua gloriosa história alguns títulos importantes: Campeonato Carioca (21), Torneio Rio-São Paulo (4), Copa Conmebol (1) e Brasileirão (2).

Veja as 5 maiores goleadas da história do
Botafogo

Botafogo

5º- Botafogo 13 x 1 Vila Isabel (Campeonato Carioca 1928)

No dia oito de abril de 1928, em General Severiano as equipes entraram em campo em partida válida pelo Campeonato Carioca daquele ano, que terminou com título do América-RJ. A partida contra o Vila Isabel terminou 13 x 1 para o Alvinegro Carioca e teve gols de Benedicto (5), Juca da Praia (3), Aché (2), Neco (2) e Ariza.

O artilheiro da partida foi um gaúcho nascido em Pelotas chamado Benedicto que atuou pelo Glorioso entre os anos de 1927 e 1932. Foi um dos atletas brasileiros a ir para a Copa do Mundo de 1930. Pela Seleção Brasileira jogou em quatro partidas e marcou um gol, além disso venceu todos os jogos em que esteve em campo. Jogou uma temporada no Fluminense, partindo depois para a Itália, onde jogou por Torino e Lazio.

4º- Botafogo 13 x 0 Haddock Lobo (Campeonato Carioca 1909)

No dia 11 de julho de 1909, no Campo da Rua Voluntários da Pátria, o Botafogo aplicava sua segunda maior goleada sem sofrer gols, atropelando o Haddock Lobo por 13 x 0. Os gols da partida foram marcados por Flávio Ramos (6), Dinorah (6) e Lulú Rocha.

Um dos artilheiros do confronto tem em sua história o envolvimento em um caso de homicídio, que acabou com sua carreira. Dinorah, que atuava como zagueiro e atacante marcou seis gols nessa partida e pouco mais de um mês depois, no dia 15 de agosto esteve envolvido no incidente que causou a morte do escritor Euclydes da Cunha.

Acontece que o irmão de Dinorah, chamado Dilermando era amante de Anna Emilia Ribeiro da Cunha, então esposa de Euclydes. O escritor em busca de proteger sua honra invadiu a casa de Dilermando buscando vingança e atingindo uma bala em Dinorah que permaneceu com ela alojada em seu corpo por alguns anos. No fim das contas, o amante assassinou o marido traído e depois acabou se casando com Anna.

Por sua vez, Dinorah mesmo com a bala alojada em seu corpo, uma semana depois já estava em campo para enfrentar o Fluminense. Teve problemas de paralisia no corpo que o fizeram encerrar a carreira cedo. Acabou por cometer suicídio anos mais tarde, depois de diversas tentativas.

3°- Botafogo 15 x 2 Petropolitano (Amistoso 1930)

No dia 16 de março de 1930, na cidade de Petrópolis, as equipes entraram em campo em partida amistosa que terminou na terceira maior goleada da história do Botafogo. Os gols da partida foram marcados por Nilo (6), Benedicto (5), Celso (3) e Alkindar.

Nilo que marcou seis gols nessa partida, foi um dos grandes nomes do Botafogo na década de 1920 e 1930 sendo artilheiro do Campeonato Carioca em 1927 com 30 gols marcados, quase metade dos 67 feitos pelo clube no torneio. Ainda nesse campeonato, o Botafogo aplicou a maior goleada no clássico contra o Flamengo até hoje, incríveis 9 x 2, com Nilo marcando quatro vezes.

O atleta vestiu a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930, jogou também pelo Fluminense. No Alvinegro Carioca foi tetracampeão carioca entre 1932 e 1935, o único time a conseguir esse feito no Rio de Janeiro. Ele é o quinto maior artilheiro da história do Botafogo e marcou 195 gols.

2°- Botafogo 15 x 1 Riachuelo (Campeonato Carioca 1910)

No dia quatro de setembro de 1910, no Campo da Rua Guanabara, as equipes entraram em campo em partida válida pelo Campeonato Carioca do mesmo ano, que terminou com o título do Botafogo. Os gols da partida foram marcados por Abelardo de Lamare (7), Décio Viccari (3), Mimi Sodré (3), Emmanuel Sodré e Rolando de Lamare.

O artilheiro do confronto, Abelardo de Lamare foi o artilheiro do torneio nesse ano com 22 gols, na temporada seguinte acabou suspenso por um ano após se envolver numa briga que gerou uma invasão no Campo da Rua Voluntários da Pátria por torcedores. Atuou em 44 jogos marcando 66 gols.

Outro jogador marcante e que fez três gols nessa partida foi Mimi Sodré, um dos grandes nomes do escotismo no Brasil, foi também Almirante da Marinha e o responsável pelo 1º gol nos confrontos frente ao Flamengo, em 1913, a partida terminou 1 x 0 com gol dele.

1°- Botafogo 24 x 0 Mangueira (Campeonato Carioca 1909)

No dia 30 de maio de 1909, o Botafogo aplicava a maior goleada da história do futebol brasileiro, sobre o Mangueira. A partida terminou com absurdos 24 gols marcados pela equipe mandante, no Campo da Rua Voluntários da Pátria e sem sofrer gols. Os gols do jogo foram marcados por Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.

Gilbert Hime ficou marcado por muitos anos por ser o jogador que fez mais gols em uma única partida, justamente pelos nove tentos marcados contra o Mangueira. Além disso, ele foi artilheiro do Botafogo no primeiro Campeonato Carioca em 1906 com cinco bolas nas redes.

Flávio Ramos que marcou sete vezes nessa partida é nada mais, nada menos que o sócio fundador nº 1 e idealizador do clube. Foi também presidente do Botafogo e artilheiro do Campeonato Carioca de forma consecutiva nos anos de 1907 (6), 1908 (7) e 1907 (18). Conquistou dois títulos estaduais, em 1907 e 1910, os dois primeiros da equipe em sua história. Além disso marcou 58 gols em 58 jogos, com a excelente média de um gol por partida.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]