As 5 maiores goleadas da história do Athletico-PR

O Athletico-PR é uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Furacão em jogos oficiais.

O Athletico-PR é uma das maiores equipes do futebol brasileiro. Vamos trazer aqui as cinco maiores goleadas do Furacão em jogos oficiais. São várias goleadas marcantes na história, como a vitória sobre o Aquidaban por 10 a 0 em 1929, que é até hoje a maior da história do clube.

Outras goleadas marcantes foram contra o Água Verde em 1946, outra sobre o Palestra Itália em 1957, outra sobre o Umuarama em 1976 e por último, contra o Serrano em 2010, em todas essas goleadas do clube, estiveram presentes nomes importantes da história do Athletico-PR.

Todas essas cinco goleadas foram válidas pelo Campeonato Paranaense e foram aplicadas quando a equipe tinha o mando de campo. O Athletico-PR tem em sua grande história alguns títulos importantes: Campeonato Paranaense (27), Brasileirão Série B (1), Copa Sul-Americana (2), Copa do Brasil (1) e Brasileirão (1).

Veja as 5 maiores goleadas da história do
br

Athletico Paranaense

5º- Athletico-PR 8 x 0 Serrano (Campeonato Paranaense 2010)

No dia 23 de janeiro de 2010, em partida válida pelo Campeonato Paranaense, as equipes entraram em campo em um jogo que terminou 8 x 0 para os mandantes. Os gols foram marcados por Alan Bahia (2), Bruno Mineiro (2), Márcio Azevedo, Netinho, Marcelo Cirino e Bruno Furlan.

Um dos artilheiros do jogo, o meio-campo Alan Bahia ficou no clube por dez anos e atuou em mais de 300 partidas com a camisa rubro-negra, sendo um dos que mais vestiu o manto do Furacão. Ficou marcado por cobrar pênaltis com paradinha, antes desse método ser proibido, fez 51 gols com a camisa do clube.

4º- Athletico-PR 9 x 1 Umuarama (Campeonato Paranaense 1976)

No dia dois de junho de 1976, as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Paranaense daquele ano, com o jogo terminando com o placar de 9 x 1 a favor do Furacão e se tornando uma das maiores goleadas da história do clube. Os gols foram marcados por Taquito (5), Nenê (2), Frazão e Tadeu.

O artilheiro do jogo não fez muitos gols com a camisa do clube, porém foi marcante em duas partidas, nessa goleada sobre o Umuarama e também em um clássico contra o Coritiba, em que o time rival era favorito, jogava em casa e teve as melhores chances da partida, em um contra-ataque no final do jogo, Taquito fez o gol que explodiu a torcida e marcou a história do Atletiba.

3°- Athletico-PR 9 x 1 Palestra Itália (Campeonato Paranaense 1957)

No dia sete de abril de 1957, as equipes se enfrentaram em partida que contou para o torneio estadual do Paraná daquele ano. O jogo terminou 9 x 1 para os donos da casa e teve gols marcados por Afinho (3), Acyr (2), Jackson (2), Isabelino e Lanza.

A década de 1950 não foi boa para a equipe que conquistou apenas uma vez o título estadual, no ano de 1958, depois de um longo domínio do Coritiba, eterno rival. Outro time da época que conquistou títulos nessa década foi o Clube Atlético Ferroviário que daria origem ao Paraná Clube.

2°- Athletico-PR 9 x 1 Água Verde (Campeonato Paranaense 1946)

No dia cinco de janeiro de 1947, em partida válida pelo Campeonato Paranaense daquele ano, se enfrentaram Athletico-PR e Água Verde em um jogo que terminou com o placar de 9 x 1, sendo os gols do time mandante marcados por Cireno (4), Jackson (3), Viana e Guará.

Os artilheiros da partida marcaram história com a camisa do Athletico-PR e inclusive tem muita importância no apelido da equipe. Em 1949, a equipe foi campeã paranaense com um time e ataques poderosos, nesse ataque estavam Cireno e Jackson, após esse título, o clube ficou conhecido como Furacão.

Cireno foi titular da equipe por dez anos consecutivos, marcou 114 gols nesse período e conquistou o Campeonato Paranaense em três oportunidades (1943, 1945 e 1949). Além disso formou lendário ataque da história do clube no ano de 1949, ao lado de Jackson e Guará.

Jackson, por sua vez entrou em campo em 196 oportunidades e marcou 143 gols com a camisa do clube, sendo o segundo maior artilheiro da história do Furacão. Também conquistou o Campeonato Paranaense três vezes (1943, 1945 e 1949) e é um dos maiores ídolos.

1°- Athletico-PR 10 x 0 Aquidaban (Campeonato Paranaense 1929)

No dia cinco de maio de 1929, o Athletico-PR aplicava a maior goleada de sua história, o jogo valeu pelo Campeonato Paranaense daquele ano, em que o clube conquistaria o título pela segunda vez, sendo a primeira de forma invicta. A partida terminou 10 x 0 sobre o Aquidaban e teve os gols marcados por Marreco (3), Urbino (3), Levoratto (2), Rosa e Guaxupé.

O artilheiro da partida foi Marreco, grande artilheiro do clube nos anos iniciais de sua história. Ao todo marcou 115 gols nos dez anos em que atuou no Furacão, sendo o primeiro atacante a ultrapassar a marca dos 100 gols com a camisa do time. Conquistou o torneio estadual em quatro oportunidades (1925, 1929, 1930 e 1934), sendo dois desses de forma invicta.

Marreco é um dos primeiros ídolos da vasta história do clube paranaense e é até hoje o quarto maior artilheiro da história do clube, com os seus 115 gols marcados, ficando atrás apenas de outros ídolos como Sucupira, Kléber Pereira e Jackson.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]