As maiores goleadas da Copa Sul-Americana

Sem ter uma competição tão estável como a Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana passou por um longo processo até ser oficialmente criada em 2002. Com a Liberta acontecendo desde 1960, apenas em 1970 houve uma tentativa para uma segunda competição na América do Sul. Esse torneio foi chamado de Recopa Sul-Americana de Clubes.

No entanto, houveram outras competições, como a Copa Conmebol, Copa Mercosul e Copa Merconorte. Com alguns torneios acontecendo ao mesmo tempo, é difícil saber qual realmente foi o antecessor a Copa Sul-Americana.

Assim, iremos contar as maiores goleadas da Copa Sul-Americana a partir de 2002, quando se firmou o seu nome até hoje. No entanto, algumas mudanças no sistema de disputa ainda ocorreram.

1 – 10 x 1

Em 26 de maio de 2022, sendo a data mais recente desta lista, o Fluminense venceu o Oriente Petrolero, jogando como visitante. É a única partida na história da Copa Sul-Americana em que um dos lados fez mais de 10 gols. O jogo ocorreu na 6ª rodada da fase de grupos, na Bolívia.

O primeiro confronto entre os clubes, no Maracanã, já mostrava que o Fluzão era mais dominante. A equipe brasileira venceu por 3 x 0. Mas, na 6ª rodada, o primeiro tento já foi marcado no primeiro minuto.

Os gols foram feitos por Matheus Martins, Germán Cano, com três cada, Jhon Arias, Caio Paulista, Manoel e Willian, cada um marcando uma vez. O Oriente Petrolero diminuiu com Sebastián Álvarez.

2 – 9 x 0

Defensor Sporting x Sport Huancayo se enfrentaram no dia 16 de setembro de 2010, no Estádio Centenario. Diferente do jogo mencionado anteriormente, esta partida não foi pela fase de grupos, já que essa forma de classificação não aconteceu naquela temporada.

Assim, o confronto foi pela 2ª fase, que garantia a vaga na fase final da Sul-Americana. Na partida de ida, em casa, o Defensor Sporting não tomou conhecimento do adversário. Adrián Luna, Diego de Souza e Rodrigo Mora marcaram duas vezes. Todos os outros, Mario Risso, Miguel Amado e Eduardo Aranda saíram do jogo com um gol cada.

Na partida de volta, o Sport Huancayo conseguiu a vitória, mas por apenas 2 x 0. Desse modo, o Defensor Sporting seguiu na competição.

3 – 8 x 0

Com mais um brasileiro na lista, agora é o Grêmio que aplicou uma goleada em Aragua. O encontro entre os times aconteceu em 6 de maio de 2021, pela 3ª rodada da fase de grupos. A partida foi no Brasil, na Arena do Grêmio.

Apenas Luiz Fernando e Aldemir Ferreira fizeram dois gols. Com Diego Souza, Maicon e Diego Churín anotando um tento cada. Arquímedes Hernández, zagueiro do Aragua ainda marcou gol contra.

Na 5ª rodada, o Imortal goleou o adversário mais uma vez. No entanto, o placar do jogo terminou em 6 x 2, não ficando entre as maiores goleadas da Copa Sul-Americana.

4 – 7 x 0

A quarta maior goleada foi do LDU Quito em cima do River Plate, do Uruguai. O jogo foi em 19 de novembro de 2009, no Estádio Casa Blanca. Um dos fatos mais surpreendentes neste resultado, no entanto, é que ele aconteceu na semifinal da competição.

O primeiro confronto entre os clubes havia terminado em 2 x 1 para o River Plate. Contudo, jogando em casa, o LDU Quito dominou a partida. Naquela temporada, o clube equatoriano seria campeão, derrotando o Fluminense na final.

Claudio Bieler foi o único com três tentos. Enquanto Carlos Espínola, Miller Bolaños, Édison Méndez e Ulises de la Cruz fizeram um gol cada.

5 – 7 x 1

A última goleada da nossa lista aconteceu em 31 de maio de 2017. Na ocasião, Sol de América x Estudiantes de Caracas se enfrentaram pela 1ª fase da competição. Naquele ano, também não houve a disputa na fase de grupos.

Com a vitória por 3 x 2 fora de casa, o Sol de América tinha a vantagem. Mesmo assim, a equipe não se segurou e aplicou sua goleada, que, na época, foi a terceira maior da Copa Sul-Americana.

Isaac Díaz fez quatro gol, Tomás Rojas, dois, e Martín Giménez e Marcos Duré, um cada. O Estudiantes de Caraca diminuiu com Edgar Silva, marcando o único tento do time na partida.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.

[blocksy_breadcrumbs]