10 maiores dividas do futebol brasileiro em 2023

Nos últimos anos o mercado de transferências do futebol brasileiro foi bastante movimentada no que se refere a grandes contratações. Neste ano, a situação não foi diferente, e grandes nomes passaram a vestir a camisa dos clubes que disputam o Brasileirão. Com a abertura da janela a tendência é que mais grandes atletas possam vestir a camisas dos times brasileiros, porém nem tudo é positivo. As dividas do futebol brasileiro em 2023 aumentaram e alguns não sabem como vão pagar aquilo que devem.

Para piorar, como é o caso de Santos e Atlético Mineiro, se não tiver uma mudança de cenário, com conquistas de título ou de uma melhor posição, os clubes não apenas vão estar devendo como correm risco de não conseguir pagar nem os salários dos seus jogadores. O Grêmio, por exemplo, veio de uma Série B e já aumentou neste trimestre em mais 80 milhões sua dívida, porém deve receber importantes reforços financeiros nos próximos dias. Além disto, os Tricolores, mesmo com o alto investimento na temporada, não aparecem no Top-10 de maiores dividas do futebol brasileiro em 2023.

Confira as 10 maiores dividas do futebol brasileiro em 2023

10- Santos

Iniciando nosso Top-10 de maiores dívidas do futebol brasileiro, o Santos é um clube que passa nos últimos anos por uma situação curiosa. É uma das equipes que mais revela jogadores, vende por altos valores para o mercado nacional e internacional, mas continua devendo cada vez mais. Segundo último levantamento o clube deve 539.9 milhões, cerca de 6% a mais do que estava devendo no ano anterior. Com a queda na Copa do Brasil e provavelmente na Copa Sul-Americana, o clube não sabe como iria fechar as contas.

9 – São Paulo

Se recuperando na temporada com Dorival Jr, o São Paulo espera conquistar um título para diminuir as suas despesas ou conseguir chegar longe nas competições para se reestruturar financeiramente. Apesar dos 586,6 milhões, o clube apresentou uma queda de 9% em relação a temporada anterior.

8 – Vasco

Agora sendo comandado pelo grupo de investimentos 777 Partners, o clube corre sérios riscos de ser rebaixado na Série B e vive um momento complicado, com o treinador da equipe correndo sérios riscos de ser demitido já na próxima rodada. Mesmo com queda de 6%, a dívida do clube chegou a 664,1 milhões de reais.

7 – Fluminense

O clube vive boa fase, com a torcida aplaudindo o trabalho feito por Fernando Diniz, mas o Fluminense teve uma queda grande de desempenho e viu os resultados sumirem, Para piorar, aumentou em 2% a sua divida, chegando a 677,5 milhões e com a necessidade de receber alguns valores para ter mais tranquilidade nos próximos anos.

6 – Botafogo

Outro caso de “nova SAF”, o Botafogo vem melhorando no aspecto financeiro. Apesar dos resultados dentro de campo estarem demorando para aparecer, o clube teve uma queda de 15% da sua dívida em relação ao ano anterior e, se confirmar os bons resultados, deve diminuir ainda mais. Atualmente o clube deve 729,5 milhões de reais.

5 – Internacional

O valor da dívida do clube gaúcho se refere também aos custos com o estádio da equipe. Próximo de completar 15 anos sem conquistar títulos, o Inter não vem bem na temporada e pode cair em mais uma competição no ano. No Brasileirão a equipe briga para se afastar das últimas colocações e de um novo rebaixamento. No total o Inter deve 865,7 milhões de reais, podendo aumentar estes débitos se continuar com os desempenhos dos últimos anos.

4 – Palmeiras

Se aproximando do Top-3 de dividas do futebol brasileiro em 2023, o Palmeiras ocupa a quarta colocação com uma dívida de 875,8 milhões, porém com os recentes títulos e contratações, a tendência é que estes valores sofrem uma queda.

3 – Corinthians

Principal nome da próxima janela de transferências, o Corinthians apresenta uma das maiores dividas do futebol brasileiro em 2023 e vem se destacando negativamente por isto nos últimos anos. Com os atuais resultados e as contratações que está prometendo, a tendência é que o clube aumente os 910,4 milhões devidos, se não conquistar algum título.

2 – Cruzeiro

Primeiro clube a passar da barreira do bilhão em dívidas, o Cruzeiro gerido por Ronaldo vai sofrer na atual temporada e tem tudo para aumentar seus 1,03 bilhões em dívidas. Isto porque a equipe não vem bem no Brasileirão e foi eliminada na Copa do Brasil, nas oitavas, para o Grêmio.

1- Atlético Mineiro

Ocupando a primeira colocação de maiores dividas do futebol brasileiro em 2023, o Galo aparece na liderança, com folga, com impressionantes 1,5 bilhões em dívidas, sendo que é especulado que em breve ultrapasse a casa de dois bilhões. A expectativa para a atual temporada é chegar o mais longe possível na temporada, para não aumentar ainda mais as dívidas.

Otávio Silva Otávio Silva

Estudante de jornalismo com experiência em assessorias de imprensa e em portais de noticias. Apaixonado por escrever sobre esportes, mas com uma paixão ainda maior pelo futebol. Gaúcho de Porto Alegre e admirador do futebol raiz.

[blocksy_breadcrumbs]