Veja os maiores atacantes da história do Goiás

Goiás é uma das maiores equipes do futebol do centro-oeste e se destaca no cenário nacional desde os anos 2000. Vamos trazer aqui os cinco maiores atacantes da história do Esmeraldino.

Vale destacar que até início da década de 1960, o futebol goiano ainda estava na era amadora e teve seu primeiro torneio profissional em 1962.

Além disso, o Alviverde Goiano tem em sua grande história alguns títulos importantes: Campeonato Goiano (28), Copa Centro-Oeste (3), Copa Verde (1) e Brasileirão Série B (2). Já pelo Brasileirão Série A, a melhor campanha foi em 2005, quando terminou na 3ª colocação.

Os maiores atacantes do Goiás

Araújo

O pernambucano Clemerson Araújo de Soares, é o maior artilheiro da história do Goiás. O rápido e muito habilidoso atacante chegou ao Esmeraldino em 1997, e logo subiu ao time profissional, por onde ficou até 2003.

Neste primeiro período vestindo a camisa do clube, o jogador marcou 136 gols. Seu desempenho chamou a atenção do futebol asiático, Araújo saiu do Goiás, mas voltaria 11 anos depois para fazer ainda mais história pelo clube goiano.

Seu retorno ao Goiás aconteceu em 2014, e somando as duas passagens, Araújo soma 145 gols marcados pelo time goiano. Pelo Esmeraldino, o atacante foi pentacampeão estadual, campeão do Campeonato Brasileiro da Série B em 1999, e três vezes campeão da Copa Centro-Oeste.

Fernandão

Talvez um dos maiores atacantes da história do Goiás. Fernandão começou sua carreira no time profissional do Esmeraldino ainda muito cedo, com 16 anos, tamanha sua qualidade técnica e efetividade tanto nas finalizações, como também no cabeceio.

Entre 1995 e 2001, o torcedor brasileiro pôde ver surgir um meio-campista pouco convencional no cenário nacional, já que o jogador era muito mais alto se comparado com outros atletas da posição.

Em sua primeira passagem pelo EsmeraldinoFernandão disputou 271 jogos, marcando 108 gols. O meia ainda voltaria para o Goiás em 2009, onde jogou mais 37 partidas até 2010, e marcou mais 10 gols.

Dimba

Editácio Vieira de Andrade, o Dimba, nasceu no dia 30 de dezembro de 1973, em Sobradinho, Distrito Federal. Em toda sua carreira, o próprio contabiliza desde a base até o profissional, cerca de 750 gols, o deixando na lista dos maiores artilheiros em atividade, permanecendo apenas atrás de Túlio Maravilha. Encerrou sua carreira pelo Sobradinho (DF) em 2015, clube da mesma cidade em que voltou a residir após deixar os gramados.

Mas foi no Goiás onde o atacante teve o maior destaque na carreira, no qual anotou 32 gols em 54 partidas pelo clube goiano, com destaque no Campeonato Brasileiro de 2003, sendo o artilheiro isolado com 31 gols marcados.

Grafite

Edinaldo Batista Libânio, mais conhecido como Grafite, é sem dúvidas um dos maiores atacantes da história do Goiás pelo altíssimo desempenho que obteve na temporada de 2003 com a camisa do Esmeraldino.

Ao todo, Grafite marcou 27 gols em 75 jogos pelo time goiano.

Túlio Maravilha

O conhecido Túlio Maravilha, revelado no Goiás, jogou de 1988 a 1992 no clube goiano, onde fez 94 gols e chegou a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1989, mesmo com 20 anos.

Em 1990, o atacante foi ainda mais decisivo e levou o Esmeraldino até a final da Copa do Brasil daquele ano, não fosse pelo Flamengo, que ficou com o título naquele ano, e o Goiás poderia ter tido a sua primeira conquista em âmbito nacional.

Ainda em 1990, Túlio ajudou o Goiás a vencer mais um Campeonato Goiano, assim como em 1991.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.