Qual o maior estádio do mundo?

O maior estádio do mundo não é muito utilizado para esportes. Mas, com uma capacidade de 114 mil pessoas, o Estádio Rungrado Primeiro de Maio recebe, anualmente, o Festival Arirang, na Coreia do Norte. Vem saber mais sobre o maior estádio de futebol do mundo.

História do maior estádio do mundo

Qual o maior estádio do mundo?
Dentro do Estádio Rungrado Primeiro de Maio. Divulgação.

Inaugurado no dia 1º de maio de 1989, o estádio recebeu o nome de Rungrado Primeiro de Maio por causa da ilha em que está localizada, na Ilha Rungra. O primeiro grande evento que aconteceu no local foi o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, no ano em que foi aberto.

Em 2013, o estádio foi fechada para reforma e, em 2015, ficou com a capacidade atual, de 114 mil espectadores. No entanto, já chegou a ter quase 200 mil pessoas no local, em 1995, quando recebeu o Kollision in Korea. O evento de wrestling foi organizado pela WCW.

Grandes eventos no estádio

Qual o maior estádio do mundo?
Festival Arirang no Estádio Rungrado Primeiro de Maio. Divulgação.

Como falado, o primeiro grande evento recebido no Estádio Rungrado Primeiro de Maio foi o Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. Um festival internacional organizado pela Federação Mundial da Juventude Democrática, organização juvenil reconhecida pela ONU como uma ONG.

Em 1995, foi o palco para o Kollision in Korea. Nos dias 28 e 29 de abril, segundo as informações das autoridades locais, o Estádio Rungrado Primeiro de Maio recebeu 150 mil e 190 mil, respectivamente.

Anualmente, o Festival Arirang acontece no local. O festival é uma mistura de arte e esportes, celebrando a cultura norte-coreana. Em 2002, aconteceu um dos maiores festivais. Com 100 mil participantes, o dobro de espectadores.

O local também é comumente usado para que as figuras públicas, principalmente o Líder Supremo da Coreia do Norte, fazer seus discursos. Em 2018, o presidente da Coreia do Sul fez um discurso no estádio, ao lado de Kim Jong Un, falando sobre paz e união entre as coreias.

Jogos de futebol no maior estádio do mundo

Qual o maior estádio do mundo?
Jogo que ocorreu no Estádio Rungrado Primeiro de Maio. Divulgação.

O Estádio Rungrado Primeiro de Maio pode ser utilizado para o futebol. E já foi, algumas vezes. Mas como o país não tem grande tradição no esporte, é raro que isso aconteça. Mesmo assim, alguns jogos da Seleção Norte Coreana acontecem no estádio.

A maioria das partidas de futebol acontecem em outro estádio da cidade, o Kim II Sung Stadium. Para que o confronto seja no Estádio Rungrado Primeiro de Maio, é preciso que o jogo seja importante. Como é o maior e mais importante estádio do país, ele fica reservado para eventos que sejam mais importantes.

Raphael Almeida Raphael Almeida

Jornalista 33 anos. Atualmente sou repórter e comentarista na Web Rádio Bate Fundo Esportivo. Redator no portal Minha Torcida com passagens por Premier League Brasil e Futebol na Veia.