Lionel Messi busca tirar a ‘zica’ em finais com a Seleção Argentina

No potencial último jogo na Copa do MundoLionel Messi lidera a Seleção Argentina, buscando conquistar o único título importante que falta em sua carreira. Entretanto, precisará tirar uma ‘zica' envolvendo as finais defendendo o país.

A partida deste domingo (18), será contra a França, com a Argentina buscando quebrar um longo jejum sem conquistar o mundial, que dura 36 anos, desde que Diego Maradona encantou o planeta com um ótimo desempenho no México.

Lionel Messi busca tirar a ‘zica' em finais com a Seleção Argentina

Superando a surpreendente derrota na estreia para a Arábia Saudita, a Seleção Argentina chega para a final da Copa do Mundo 2022 contra a França, contando com um ótimo desempenho do capitão e ídolo Lionel Messi. Assim, o jogador é a esperança de um país para conquistar o tricampeonato.

No entanto, o camisa dez, além de liderar a equipe, precisará tirar uma ‘zica' envolvendo as disputas das finais com a camisa da Albiceleste. Primeiramente, a partida deste domingo (18), será a sétima oportunidade de Messi ser campeão com o seu país.

A primeira final do camisa dez com a Argentina foi em 2007, na Copa América disputada na Venezuela. Com apenas 20 anos, estava iniciando a trajetória defendendo o país, participando de algumas partidas na Copa do Mundo 2006, mas assumiu a titularidade na competição continental.

Albiceleste foi dominante na Venezuela, sendo considerada ampla favorita para ser campeã. No mata-mata, goleou o Peru por 4 x 0 nas quartas de final e venceu o México por 3 x o na semifinal, ambos com gols de Messi. Entretanto, perdeu para o Brasil na final por 3 x 0.

No ano seguinte, em 2008, o jogador foi essencial na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na campanha, marcou dois gols e conseguiu a vingança contra a Seleção Brasileira na semifinal ao vencer por 3 x 0. Na final contra a Nigéria, deu o passe para Ángel Di Maria marcar o único gol da decisão.

Frustração de Messi no mundial e Copa América

Argentina ficou um longo período sem disputar finais, chegando em uma decisão apenas em 2014, na Copa do Mundo no Brasil e no que pode ser considerado o maior fracasso na carreira de Messi defendendo o país. O jogador foi o destaque na competição, sendo eleito o melhor do torneio, mas não impediu a derrota na final para a Alemanha por 1 x 0.

Na sequência, em 2015, a Albiceleste retornou a uma decisão da Copa América. Contudo, o jogador fez uma competição ruim, balançando as redes apenas uma vez. Na final, após o empate sem gols, o Chile foi campeão nos pênaltis por 4 x 1.

Além disso, em 2016, novamente Argentina Chile decidiram a Copa América. Ao contrário do ano anterior, Messi fez uma boa competição, incluindo um hat trick na fase de grupos contra o Canadá. Bem como foi decisivo no mata-mata. Contudo, após o empate sem gols na final, os chilenos venceram nos pênaltis por 4 x 2.

Aliás, com as três frustrações seguidas, Lionel Messi anunciou que estava se aposentando da seleção, mas recuou na decisão. Sendo assim, em 2021, veio a redenção e na Copa América no Brasil. Na fase de grupos, balançou as redes três vezes e deu duas assistências, acrescentando um gol e mais dois passes para gol no mata-mata. A final foi contra os anfitriões e vitória por 1 x 0, com o tento de Di Maria, garantindo o primeiro título do craque com a camisa da Argentina.

Portanto, em seis finais disputadas, Lionel Messi nunca balançou as redes, mas foi importante em algumas decisões com assistências. Aliás, o número chega a sete jogos, se somar a Finalíssima. Na vitória por 3 x 0 contra a Itália, o craque também passou em branco.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]