Para quem curte acompanhar os campeonatos nacionais do Velho Continente, uma novidade. Sim, a Liga de Futebol Profissional da França - a LFP anunciou nesta última quinta-feira, que a Ligue 1 contará com apenas 18 times a partir da temporada 2023/2024.

Atualmente, o torneio francês conta com 20 clubes participantes na primeira divisão nacional e assim, para a temporada 2023/2024, mais equipes serão rebaixadas na temporada anterior.

A LFP quer com essa atitude reduzir o calendário, passando de 38 rodadas para 34 a partir de então. A decisão aqui apresentada foi tomada após votação entre os clubes, onde apenas o Metz foi contrário a tal medida.

Quatro equipes rebaixadas em 2023

Como já declaramos acima, na temporada 2022/2023 quatro times serão rebaixados para Ligue 2, enquanto apenas dois serão promovidos. Como podem perceber, a segunda divisão do Campeonato Francês deverá seguir contando com 20 equipes.

Com o novo formato a partir da temporada 2023/2024, o rebaixamento e o acesso entre a Ligue 1 e 2 permanecerão iguais, ou seja, os dois últimos colocados da elite caem e os dois primeiros da segunda divisão sobem.

Assim como o antepenúltimo da primeira divisão joga um playoff com o 3º colocado da segundona.

Na atual temporada, finalizada há poucos dias atrás, o Lille foi o grande campeão, vindo a levantar a taça após 10 anos sem conquista do mesmo. O Paris Saint-Germain terminou com a vice-liderança, a um ponto a menos que o campeão.

Veja abaixo o que disse o presidente da LFP sobre o tema:

"É uma decisão muito boa que mostra a união dos envolvidos no futebol francês. Acima de tudo, cria as condições para um ambicioso plano de reformas para o futuro", declarou Vincent Labrune.