Nesta terça-feira de 1º de junho foram definidos os duelos das oitavas de final da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana 2021. As duas principais competições do futebol continental definiram as partidas da primeira fase de mata-mata dos maiores torneios da América do Sul. O sorteio realizado pela Conmebol já traçou também o caminho de cada time até a final.

Com esta fase começando no mês de julho e terminando apenas no fim do mês de novembro, algumas torcidas tiveram motivo para comemorar, pois vão enfrentar adversários teoricamente inferiores tecnicamente agora.

Oitavas da Libertadores 2021

Principal e mais rentável competição do calendário do futebol sul-americano, a Libertadores terá alguns duelos extremamente interessantes já nas oitavas de final. Entre eles o grande embate entre Boca Juniors x Atlético-MG, que coloca frente a frente os 6 títulos do time argentino contra a melhor campanha geral da fase de grupos do torneio do time brasileiro. Caso o time mineiro avance, pode pegar o River nas quartas.

Além deste duelo, temos também o confronto entre São Paulo e Racing da Argentina, que estiveram no mesmo grupo na fase inicial e irão se enfrentar novamente. O mesmo aconteceu com o Internacional, que vai reencontrar o Olímpia do Paraguai, time que ficou em segundo na mesma chave.

Em relação aos demais jogos, o Flamengo pega o argentino Defensa y Justicia que passou em segundo no grupo do Palmeiras; enquanto o verdão enfrenta o Universidad Católica, único clube chileno que chegou às oitavas.

Já o Fluminense vai enfrentar outro adversário teoricamente mais fraco, o Cerro Porteño do Paraguai, que ficou em segundo na chave do Atlético-MG na primeira fase.

Nas quartas, poderemos ter vários duelos brasileiros. Caso os times do país avancem, vamos ter Inter x Flamengo e São Paulo x Palmeiras já nas quartas da competição. Emoção à vista.

Veja abaixo todos os duelos das oitavas de final da Libertadores 2021 e o chaveamento de cada equipe até a final:

PRIMEIRO JOGO EM CASA DECIDEM EM CASA
Defensa y Justícia-ARG x Flamengo
Boca Juniors x Atlético-MG
Universidad Católica-CHI x Palmeiras
Cerro Porteño-PAR x Fluminense
Vélez Sarsfield-ARG x Barcelona-EQU
São Paulo x Racing-ARG
River Plate x Argentinos Juniors-ARG
Olimpia x Internacional
(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

As partidas de ida das oitavas de final acontecem nos dias 13, 14 e 15 de julho, e os jogos de volta nos dias 20, 21 e 22 do mesmo mês. Quem se classificar para as quartas de final, receberá a premiação de cerca de 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 6,1 milhões na cotação atual).

Veja as premiações da Copa Libertadores da América 2021

  • 1ª fase preliminar: 350 mil dólares
  • 2ª fase preliminar: 500 mil dólares
  • 3ª fase preliminar: 550 mil dólares
  • Fase de grupos: 3 milhões de dólares
  • Oitavas de final: 1,05 milhão de dólares
  • Quartas de final: 1,5 milhão de dólares
  • Semifinal: 2 milhões de dólares
  • Vice-campeão: 6 milhões de dólares
  • Campeão: 15 milhões de dólares

Oitavas de final da Sul-Americana 2021

Por fim, mas não menos importante, também foram definidos os duelos das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com muitos times de grande tradição no cenário continental, temos logo de cara o maior clássico do futebol uruguaio: Nacional e Peñarol.

Enquanto o time de D'alessandro chegou na competição após cair na fase de grupos da Libertadores, o Peñarol vem de grande campanha na fase de grupos da Copa Sul-Americana, eliminando inclusive o Corinthians, e terá a vantagem de decidir em casa.

Veja abaixo todos os duelos de oitavas de final da Sul-Americana:

Nacional-URU X Peñarol
Independiente del Valle-EQU X RB Bragantino
Santos x Independiente-ARG
America de Cali-COL x Athletico
LDU x Grêmio
Junior Barranquilla-COL x Libertad-PAR
Deportivo Táchira-VEN x Rosario Central-ARG
Sporting Cristal-PER x Arsenal de Sarandí-ARG

*Os times em negrito decidem as oitavas em casa.

(Foto:Reprodução)
(Foto:Reprodução)

Premiações da Copa Sul-Americana 2021

  • Fase de grupos: U$$300 mil por jogo como mandante
  • Eliminados: U$$120 mil
  • Oitavas de final: U$$500 mil
  • Quartas de final: U$$600 mil
  • Semifinal: U$$800 mil
  • Vice-campeão: U$$2 milhões
  • Campeão: U$$4 milhões
  • Valor total que o campeão pode receber: U$$6,8 milhões (cerca de R$36 milhões na cotação atual).

Para esta edição da Copa Sul-Americana, o campeão ganha a oportunidade de disputar outras 4 competições da próxima temporada. São elas: A Recopa Sul-Americana (contra o campeão da Libertadores), o novo Mundial de Clubes (com novo formato a partir de 2022), Copa Libertadores da América 2022 (fase de grupos), além da Taça Suruga Bank (contra o campeão japonês).</p