LaLiga se pronuncia sobre caso de racismo que Vini Jr. sofreu

Na última sexta-feira (30), o Real Madrid realizou sua primeira partida após a parada para a Copa do Mundo. Os Merengues venceram o Real Valladolid por 2 x 0, com dois de Karim Benzema. Entretanto, mais um caso de racismo no futebol manchou a triunfo.

Já no fim da partida, aos 43 minutos do 2º tempo, Vinícius Jr. foi substituído para a entrada de Luka Modric. Na saída do gramado, o brasileiro ouviu insultos racistas e viu a torcida adversária arremessar objetos nele. O atacante chegou até a chutar algumas coisas, revoltado com o que acontecia.

Após o acontecimento, o camisa 20 do Real Madrid se pronunciou em sua conta do Twitter e lembrou que a LaLiga não fez nada mais uma vez contra os racistas que frequentam os estádios.

LaLiga se pronuncia sobre caso de Vini Jr.

Após cobrança de Vini Jr. LaLiga finalmente se pronunciou sobre o caso de racismo nesta quarta-feira (4) e disse que prestou queixa aos órgãos judiciais, administrativos e esportivos competentes. 

Além disso, a Liga apresentou uma acusação criminal de crime de ódio aos Tribunais de Magistrados de Valladolid apresentando as provas audiovisuais publicadas sobre as ações dos criminosos. Veja na íntegra: 

A LaLiga apresentou as denúncias correspondentes aos insultos racistas dirigidos contra o jogador Vinicius Jr na partida entre Real Valladolid e Real Madrid na última rodada, perante os órgãos judiciais, administrativos e esportivos competentes.

Uma acusação criminal por crimes de ódio foi apresentada aos Tribunais de Magistrados de Valladolid, apoiada por evidências audiovisuais coletadas na investigação realizada por meio de imagens e clipes de áudio publicados em fontes abertas.

A LaLiga também pediu ao Tribunal de Justiça de Valladolid que transfira a denúncia ao Ministério Público de Crimes de Ódio para que participe do caso.

Além disso, e como vem acontecendo há várias temporadas, um relatório dos insultos racistas foi submetido ao Comitê de Competição da RFEF e à Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, para ser estudado e avaliado para sanção.

A LaLiga também aumentará seus esforços contínuos para erradicar qualquer tipo de violência, racismo ou xenofobia dentro e fora dos estádios.

Assim, será aumentado o número de Integrity Officers da LaLiga presentes nos jogos com risco de insultos racistas, de forma a maximizar a deteção e identificação deste tipo de comportamento, que não tem cabimento no desporto.

Além disso, em estádios onde haja risco de possível comportamento racista nas arquibancadas, mensagens serão veiculadas por meio de alto-falantes e painéis publicitários ao redor do campo para combater e condenar o racismo.

O objetivo da LaLiga é a violência zero no esporte e, para isso, várias práticas de treinamento, prevenção, detecção e denúncia são realizadas a cada jornada, que são relatadas à Comissão Estadual contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte , bem como ao Ministério Público para Crimes de Ódio. Da mesma forma, a LaLiga denuncia e atua como parte autora em qualquer processo penal relacionado a atos violentos ocorridos no âmbito do futebol.

LaLiga continua trabalhando com clubes, jogadores, autoridades e todas as partes envolvidas no esporte para garantir que não haja lugar para comportamentos violentos ou racistas no futebol.

Como disse, Vinícius Júnior, ele seguirá de cabeça erguida e jogando seu futebol. A LaLiga agora promete ações mais contundentes, assim como já fez com os racistas que atacaram o craque brasileiro.

Henrique Duarte Henrique Duarte

Olá, meu nome é Henrique Duarte. Sou estudante de jornalismo e apaixonado por futebol. Essa paixão foi o que me trouxe até aqui para traduzir em palavras como pode ser mágico esse esporte.

[blocksy_breadcrumbs]