Desafio duplo: Jorge Sampaoli encara final contra o São Paulo e um antigo adversário

Neste último domingo (17), o São Paulo venceu o Flamengo, por 1 x 0, dentro do Maracanã, e colocou pressão no Mengão no jogo de volta da final da Copa do Brasil. Além disso, Jorge Sampaoli enfrenta outro adversário no dia 24 de setembro, além do Tricolor Paulista.

Desafio Duplo para Jorge Sampaoli

Jorge Sampaoli terá uma dupla missão no próximo domingo (24), diante do São Paulo, no segundo jogo da final da Copa do Brasil. Além de ter que reverter o placar de 1 x 0 que o Tricolor abriu no jogo de ida, o comandante do Flamengo ainda terá que enfrentar sua seca de títulos expressivos na carreira.

Fora o título do Campeonato Mineiro conquistado em 2020, no comando do Atlético Mineiro, o técnico argentino teve sua última conquista em 2015, com a Seleção do Chile, ao vencer a Copa América. Desde então, não somou mais nenhum troféu considerável em seu currículo, tendo passagens na Seleção Argentina, Sevilla, Santos FC, Atlético-MG e Olympique de Marseille.

Vale destacar que suas passagens nessas equipes citadas não duraram mais que uma temporada cada. Reforçando, assim, sua dificuldade de adaptação ao estilo dos clubes e sua maneira explosiva de ser, o que geralmente causa uma rixa entre elenco e treinador.

Jorge Sampaoli é visado no futebol brasileiro

Sampaoli ganhou espaço no futebol brasileiro após assinar acordo com o Santos Futebol Clube, em 2018. Apesar de ter levado um elenco limitado para outro patamar e ganhar o carisma da torcida, o treinador não conseguiu títulos com o Peixe, saindo do clube no final de 2019, após desentendimento com o presidente José Carlos Peres.

No Atlético Mineiro, conquistou o Campeonato Mineiro e também evoluiu a equipe do Galo, mas novamente apresentou apenas números e mais nenhuma conquista. Sua passagem pelo Olympique de Marseille também não teve muito resultado, solicitando sua saída no meio de 2022. Já no Sevilla, tendo um aproveitamento de apenas 40%, sendo demitido depois de um pouco mais de ano em que chegou no clube espanhol.

Agora, de volta ao Brasil, no Flamengo, enfrenta mais um grande desafio de retornar a fase de conquistas do clube rubro-negro. Desde o início da temporada, a equipe carioca tem enfrentado momentos desafiadores, perdendo a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, sendo eliminado ainda na primeira fase do Mundial de Clubes e se despedindo da Copa Libertadores, na qual é o atual campeão, ainda nas oitavas de final, diante do Olimpia.

É evidente, que o elenco vive um drama interno, colecionando algumas polêmicas no decorrer da temporada  e Jorge Sampaoli tem que lidar com todas essas questões para atingir o objetivo final com o Flamengo: voltar a conquistar títulos.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.