A principal notícia do futebol brasileiro nesta quinta-feira (27) é James Rodríguez. O meia está praticamente acertado com o São Paulo, cujo vínculo será de dois anos de contrato. Ele estava livre no mercado desde sua saída do Olympiakos.
O colombiano rodou o mundo do futebol em suas últimas temporadas e agora espera reencontrar seu bom futebol no Tricolor. Vale lembrar que ele não entra em campo desde abril.
Em meio a esse cenário, os torcedores estão curiosos para saber se o meia vai dar certo no São Paulo. O Minha Torcida fez uma análise em parceria com o SofaScore que pode ajudar a responder essa dúvida.
Contudo, uma polêmica ganhou as redes sociais. Isso porque um jornalista arrumou confusão ao fazer uma comparação entre James Rodríguez e Arrascaeta, craque do Flamengo.
Números de James Rodríguez e Arrascaeta
Tudo começou quando o jornalista Gabriel Simões, comentarista da TNT Sports, deu sua opinião sobre a chegada do colombiano ao Tricolor. Para ele, James precisa estar “bem fisicamente” e em “nível de competição” para render no futebol brasileiro.
Por outro lado, Gabriel acredita que ele tem talento de sobra. Tanto que expôs sua opinião de que, tecnicamente, o meia colombiano é melhor que Arrascaeta. A análise gerou um debate entre os internautas.
Tô sofrendo hate aqui por causa da frase solta de que o James tem mais talento que o Arrascaeta. Mas acho que ficou faltando o restante pra dar o contexto. Segue o vídeo completo aqui pra, aí sim, me xingarem se não concordarem: pic.twitter.com/v62Qc5npy2
— Gabriel Simões (@gabmsimoes) July 27, 2023
James Rodríguez e Arrascaeta são grandes nomes que surgiram do futebol sul-americano nas últimas temporadas. Enquanto o colombiano construiu sua carreira na Europa, o uruguaio está em alta no Brasil.
acho que a briga é boa, mas é injusto comparar sem ver o rendimento antes
— Revoada Oficial (@vemprarevoada) July 27, 2023
Revelado pelo Envigado, James passou por Banfield, Porto, Monaco, Real Madrid, Bayern de Munique, Everton, Al-Rayyan e Olympiakos, além de defender as cores da Seleção Colombiana.
O meia se destacou por Porto e Monaco antes de roubar a cena na Copa do Mundo de 2014. Após o Mundial no Brasil, James Rodríguez não conseguiu corresponder as expectativas no Real Madrid.
Segundo o Futdados, o colombiano disputou 402 jogos por clubes. Tirando a Colômbia da comparação, foram 110 gols e 136 assistências ao longo da carreira. Aos 32 anos, ele foi multicampeão por onde passou.
Já Arrascaeta foi revelado pelo Defensor Sporting, onde brilhou e foi contratado pelo Cruzeiro. Após conquistar vários títulos, o meia acabou se transferindo para o Flamengo, se isolando como um dos grandes jogadores atuando no Brasil. Ele é figurinha carimbada nas convocações da Seleção Uruguaia.
De acordo com o Futdados, o uruguaio atuou em 412 partidas entre Cruzeiro e Flamengo, tendo marcado 106 gols e distribuído 113 assistências. Arrascaeta tem 29 anos.
Ou seja, em participações em gols há um veredito de quem é melhor entre James Rodríguez e Arrascaeta. O colombiano tem 246, enquanto o uruguaio tem 219. Importante ressaltar que o meia do Flamengo não está tão longe nesse quesito, mesmo sendo três anos mais novo.
Números à parte, a técnica de James Rodríguez e Arrascaeta é inegável. Portanto, não é loucura tomar partido entre o colombiano e o uruguaio. Agora, resta saber quem terá mais sucesso: o meia do São Paulo ou o do Flamengo.