Ituano escapa do rebaixamento pela 6ª vez na última rodada do Paulistão

Neste domingo (5), o Ituano precisava de um grande resultado para garantir a permanência na primeira divisão do Campeonato Paulista. O time corria o risco de cair para a Série A2, mas conseguiu a vitória diante do Santos por 3 x 0, no estádio Novelli Júnior. Além disso, também se classificou para a segunda fase da competição, onde tem compromisso marcado contra o Corinthians, no próximo domingo (12), na Neo Química Arena.

Não foi a primeira vez que o Ituano escapa da Série A2

Essa não foi a primeira vez que o Ituano escapou do rebaixamento na última rodada do Paulistão. Em mais cinco ocasiões, a equipe rubro-negra garantiu sua permanência na primeira divisão da competição estadual. Em 2009, época que o torneio rebaixava os últimos quatro da tabela, o Galo precisava da vitória para se livrar da zona. Sendo assim, na última partida do campeonato o Ituano venceu o Marília por 2 x 1, o que fez ficar um ponto a frente do primeiro colocado do Z-4.

Já em 2010, a equipe da cidade de Itu, passou pela mesma situação e correu atrás do prejuízo no duelo contra a Portuguesa, onde bateu a Lusa por 3 x 2. O time rubro-negro terminou a competição em 13ª lugar com 22 pontos, tendo mais derrotas do que vitória. Do mesmo modo, em 2011, o Ituano foi salvo pelos detalhes, já que tinha o mesmo número de pontos que o São Bernardo, mas escapou pelo saldo de gols marcados no torneio.

Novamente, em 2013, teve que resolver seu futuro nos últimos 90 minutos jogados no Campeonato Paulista. A equipe superou o Palmeiras por 2 x 1 e garantiu sua permanência na Série A1, terminando em 14º da tabela com 20 pontos. E em 2020, com uma situação mais folgada para o Galo, terminaram na 12ª posição, com 14 pontos, mas novamente decidiram seu futuro na última partida contra o Santo André, vencendo por 3 x 1.

Ituano na fase decisiva do Paulistão

Além de escapar do rebaixamento nesta edição do Paulistão, o Ituano também se classificou para as quartas de final da competição. A equipe precisará ir até em São Paulo, para enfrentar o Corinthians, que terminou em primeiro no Grupo C com 22 pontos e em 5º na classificação geral.

Ao todo, as equipes já se enfrentaram 30 vezes, mas com apenas duas vitórias para o time rubro-negro. Desde 2007, que o Ituano não vence o Timão, sendo 10 vitórias para o maior campeão do Campeonato Paulista e apenas dois empates. Em suma, a tarefa dos visitantes não é fácil, visto que o time de Fernando Lázaro está a todo vapor na busca pela 31ª taça.

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]