Ídolos do Santos recebem homenagem em palco de jogo histórico

Em visita à Nigéria no último domingo (6), dois ídolos do Santos representaram a equipe em homenagem no palco de uma partida histórica realizada em 1969, sendo considerado um dos maiores feitos da história da humanidade.

Na cidade de Benin, no estado de Edo, na Nigéria, o estádio Samuel Ogbemudia recebeu a visita de Edu Manoel Maria, dois ídolos do Santos e que entraram em campo em um amistoso histórico em 1969.

Santos é homenageado na Nigéria

Celebrando os 53 anos do jogo que parou uma guerra civil, o estádio Samuel Ogbemudia recebeu um amistoso para relembrar o feito histórico, junto com Edu Manoel Maria.

Segundo Manoel Maria, a visita foi de muita alegria e relembrou como era o time do Santos. “Pelé é e sempre será o nosso rei, mas o nosso conjunto era fabulo”, afirma. Além disso, acrescenta que foi uma grande oportunidade participar do amistoso em 1969.

Um dos autores do gol da vitória do Santos no jogo histórico, Edu também não escondeu a emoção ao retornar ao estádio depois de 53 anos. “Voltar nesse lugar onde fizemos com que a paz reinasse por alguns dias é inexplicável”, disse o ex-jogador.

A celebração foi realizado com um novo amistoso, dessa vez com duas equipes locais, mas vestindo as cores do Santos. Os jogadores do Bendel Insurence Football Clube utilizaram o terceiro uniforme do Peixe e enfrentaram um time formado por jogadores locais, que entraram em campo com clássico uniforme branco do time brasileiro. Aliás, o pontapé inicial foi dado por Edu Manoel Maria.

Algumas autoridades locais estavam presentes, inclusive o vice-governador do estado de Edo, Philip Shaibu, entrou em campo por alguns minutos com o terceiro uniforme do Santos. “Estou realmente emocionado por fazer parte desse momento e recontar a história”, afirmou Shaibu e completou dizendo que o esporte trouxe a paz durante a guerra.

A celebração e a partida foram eventos realizados em parceira da Federação Nigeriana de Futebol do estado do Edo, além da Associação dos Torcedores da Seleção Nigeriana.

Santos recebeu o convite das autoridades nigerianas após o lançamento oficial do terceiro uniforme do clube, no último dia 27 de setembro. A ação faz parte da campanha “Santos do Mundo”, que busca a internacionalização do clube, promovendo diferentes projetos em outros países e recontando a história do Peixe.

Santos parou uma guerra

No dia 4 de fevereiro de 1969, durante a Guerra de Biafra, também conhecida como Guerra Civil Nigeriana e durou entre 1967 e 1970, o Santos recebeu um convite para disputar um amistoso na cidade de Benin, na Nigéria, contra a Seleção do Meio Oeste.

Após as autoridades garantirem a segurança dos atletas e funcionários envolvidos na partida, o Santos aceitou o convite.

A cidade de Benin está localizada próxima à fronteira da Nigéria com a região de Biafra. No dia 4 fevereiro, foi decretado feriado local e, liderados pelo tenente coronel Samuel Ogbemudia, que dá nome ao estádio que recebeu o jogo e governador da região na época, as passagens foram liberadas para que o público prestigiassem a partida.

Ao todo, 25 mil pessoas compareceram ao estádio Samuel Ogdemudia para acompanhar o jogo, com Pelé sendo homenageado com flores antes do apito inicial.

Gabriel Lemes Gabriel Lemes

Sou jornalista e sonho em trabalhar com jornalismo esportivo. Desde pequeno, convivo com futebol e com o passar dos anos, fui me apaixonado por outras modalidades. Hoje, não me vejo trabalhando em outro área que não seja com esporte. A emoção que um simples jogo causa no torcedor e nos fãs, é algo inexplicável e encantador, o que só aumenta  a minha admiração.

[blocksy_breadcrumbs]