Ídolo do Vasco, Roberto Dinamite, morre aos 68 anos

Morreu neste domingo (8), Roberto Dinamite, aos 68 anos, que desde 2021 lutava contra um câncer no intestino. O ex-jogador teve uma passagem marcante pelo Vasco da Gama e é o maior ídolo do clube e da torcida vascaína.

Carlos Roberto deixa quatro filhos e um grande legado no futebol. O atacante é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro com 190 gols no total.

Além de ter jogado no Vasco, Dinamite teve uma pequena passagem pelo Barcelona, da Espanha, mas após três meses sem ter sucesso no clube catalão, o jogador retorna ao Brasil e para o Gigante da Colina.

Garoto Dinamite

Em 25 de novembro de 1971, com apenas 17 anos, o jogador ganhou o apelido de Garoto Dinamite após marcar seu primeiro gol na vitória por 2 x 0 contra o Internacional e o Jornal dos Sports publicar nas manchetes a seguinte frase:  “Garoto-dinamite explodiu”.

Desde estão, o jogador foi apelidado por Roberto Dinamite. Além disso, balançou as redes 708 vezes e atuou em 1.110 jogos defendendo o manto do Vasco. 

Do mesmo modo, é até hoje o maior artilheiro do Brasileirão com 190 tentos. Defendendo as cores do Gigante da Colina, o atacante conquistou um Campeonato Brasileiro em 1974 e foram cinco Campeonatos Cariocas em 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992.

foto de Roberto Dinamite, do Vasco, que ganhou Prêmio Esso — Foto: Ronaldo Theobald
Roberto Dinamite no Vasco — Foto: Ronaldo Theobald

Roberto Dinamite, Ídolo eternizado

Vale lembrar que em abril do ano passado a história de Roberto Dinamite no futebol foi eternizada em São Januário, estádio do Vasco. O Clube, homenageou seu maior jogador e ídolo com uma estátua com a presença de outros ex-jogadores vascaínos e até rivais como Zico, do Flamengo.

Com mais de três mil torcedores, Roberto Dinamite agradeceu aos torcedores do Vasco e a diretoria do clube. Também falou da importância que o Gigante da Colina tem em sua vida e não escondeu o desejo de que o Vasco retorne aos seus tempos de glórias.

Estátua de Roberto Dinamite instalada no Estádio São Januário  — Foto:  Daniel Ramalho/Divulgação/Vasco da Gama
Estátua de Roberto Dinamite no Estádio São Januário do Vasco – Foto; Daniel Ramalho/Divulgação/Vasco da Gama

Vasco se despede de seu ídolo

Vasco da Gama se despediu do seu maior jogador em uma linda homenagem nas redes sociais na manhã deste domingo (8).

“É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o maior de todos nos deixou neste domingo.

Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao Clube, como atleta e Presidente.
Te amaremos para sempre, Calu.

Descanse em paz”

Carolina Castro Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.

[blocksy_breadcrumbs]