Histórias da Copa do Mundo: Uruguai premiado com 4 estrelas antes da Copa do Mundo (2022)

Com a Copa do Mundo de 2022 no Catar prevista para começar amanhã (20), estamos fazendo uma retrospectiva da história da Copa do Mundo e dos momentos bons, ruins e incríveis que permanecem em nossas memórias até hoje e viverão para sempre.

Como você já deve saber, os times que disputam a Copa do Mundo costumam ter estrelas em suas camisas. Essas estrelas significam o número de torneios da Copa do Mundo que cada seleção conseguiu vencer, ou assim pensamos! No entanto, há um pequeno problema que surgiu com esta metodologia. Se os times só tinham estrelas que correspondiam ao número de vezes que venceram a Copa do Mundo, como diabos o Uruguai joga com quatro estrelas na camisa? Afinal, eles só venceram a Copa do Mundo em duas ocasiões distintas – 1930 e 1950.

Seleção do Uruguai 2022
Seleção do Uruguai 2022 em partida amistosa contra o México

Estaremos trabalhando uma explicação sobre isso em breve. As respostas não tem a ver com nenhum tipo de desorientação ou corrupção por parte do Uruguai. Em vez disso, as respostas podem ser encontradas olhando diretamente para a FIFA e para sua descrição oficial relacionada às estrelas que um time pode exibir em sua camisa. Isso é precisamente o que veremos com mais detalhes nas informações a seguir.

Mas antes disso, provavelmente devemos apontar outra coisa. O Uruguai é a única seleção que vem disputando o torneio com quatro estrelas na camisa fruto de uma discrepância no que é considerado um título de Copa do Mundo da FIFA. E a primeira vez que o Uruguai fez isso foi em 2002, o que significa a seleção uruguaia já competiu com quatro estrelas na camisa em cinco Copas do Mundo consecutivas (incluindo 2022).

Embora tecnicamente falando, a FIFA só permite uma estrela na camisa se um time realmente venceu um evento sancionado pela Copa do Mundo. Isso parece óbvio pois a estrela representa um título conquistado, desse modo, cada time deve ter apenas o número de estrelas que mostrem o número de vezes que o time ganhou o torneio. Então, como isso é possível?

Equivalente da Copa do Mundo antes de 1930

Para descobrir a resposta a essa pergunta, você precisa voltar até a inauguração da Copa do Mundo. Portanto, vamos esclarecer as coisas com uma breve lição de história para te dar um contexto com o qual você vai conseguir entender melhor a resposta. Ok, aqui vamos nós. A Copa do Mundo foi criada em 1930, embora a FIFA como organização tenha sido fundada em 1904. Esses foram os primeiros dias do futebol mundial e, como você pode ver, a Copa do Mundo só começou a existir mais de 25 anos depois.

Na verdade, o que mais se aproximava de uma competição internacional no futebol eram as Olimpíadas. Mas a FIFA assumiu a organização e gestão do evento olímpico de futebol de 1914 em diante. No entanto, naquele ponto, o torneio ainda era oficialmente reconhecido como um evento amador, portanto, os torneios não podiam ser equiparados aos eventos da Copa do Mundo dos dias modernos. Tudo isso mudou em 1924. O torneio olímpico de futebol voltou a acontecer, mas a FIFA, pela primeira vez, abriu o torneio para profissionais.

Não apenas isso, mas o evento olímpico de futebol em 1924 foi a primeira vez que o torneio foi aberto a jogadores de todo o mundo. Antes disso, não era estritamente um “torneio aberto”, portanto, não poderia ser considerado igual à Copa do Mundo, por definição. Naquela época, as Olimpíadas ainda eram realizadas apenas uma vez a cada 4 anos. Desse modo, isso significa que dois desses torneios aconteceram antes da existência da Copa do Mundo sancionada pela FIFA.

O evento olímpico de 1924

É aqui que a resposta para a pergunta inicial começará a se revelar. Em 1924, as Olimpíadas foram realizadas em Paris. Para relembrar, este foi o primeiro ano em que o evento de futebol nas Olimpíadas foi aberto a países em escala global. E, por acaso, o Uruguai acabou vencendo o torneio em Paris. Naquela época, o evento ainda não ostentava o título de “Copa do Mundo”, mas era de fato o evento internacional de maior prestígio do futebol na época.

Quanto ao formato, o torneio foi disputado em mata-mata direto, em vez do formato típico de Copa do Mundo que vemos hoje em dia. A caminho do título do torneio, o Uruguai venceu times importantes, incluindo Iugoslávia, França, Estados Unidos, Holanda e Suíça na final. Eles marcaram 20 gols em apenas cinco jogos e isso colocou o Uruguai no topo do futebol mundial. No entanto, eles não receberam um troféu da Copa do Mundo, é claro. Em vez disso, eles receberam uma medalha de ouro olímpica.

O evento olímpico de 1928

Quatro anos depois de 1924, o Uruguai voltou às Olimpíadas como o atual campeão. Desta vez, as Olimpíadas foram realizadas em Amsterdã e a competição foi muito mais difícil em comparação com o evento de 1924. O Uruguai entrou como cabeça-de-chave, naturalmente, e justificou essa classificação vencendo as Olimpíadas pela segunda vez consecutiva. Mas as coisas estavam longe de ser fáceis. A rota para o título desta vez exigiu vitórias sobre Holanda, Alemanha, Itália e Argentina na final.

Nos últimos dois jogos do torneio, eles venceram os italianos nas semifinais por um placar de 3 a 2. E quando enfrentaram a Argentina na final das Olimpíadas de 1928, a primeira partida terminou com um empate de 1 a 1. Naquela época, os pênaltis não eram usados para decidir o resultado de um jogo. Então, em vez disso, a final exigia uma revanche, que o Uruguai venceu por 2 a 1. Mais uma vez, eles receberam a medalha de ouro olímpica e, por isso, continuaram sendo o melhor time do mundo.

Vitórias na Copa do Mundo e motivo das quatro estrelas

É meio louco pensar que esses eventos ocorreram há quase 100 anos. E é ainda mais bizarro que esses eventos ainda tenham impacto sobre o que está acontecendo hoje. Principalmente, estamos nos referindo ao seu impacto sobre a polêmica do Uruguai jogar com quatro estrelas em suas camisas. Contudo, a imagem completa desta história ainda não foi revelada. Falta apenas um pouco mais para um detalhamento completo, então vamos continuar.

Vitória na Copa do Mundo de 1930

1930 foi o primeiro evento da Copa do Mundo sancionado pela FIFA. O torneio aconteceu dois anos depois que o Uruguai venceu o torneio olímpico de 1928 em Amsterdã. Portanto, isso por si só já fez com que o evento fosse único, já que sempre houve 4 anos entre os torneios da Copa do Mundo desde então. Parecia apropriado que os anfitriões desta primeira Copa do Mundo fossem de fato os Uruguaios, e eles não decepcionaram os torcedores da casa.

O torneio em si consistia em quatro grupos, para começar, e um total de 13 seleções disputaram a primeira Copa do Mundo. Apenas uma equipe passou por cada grupo, o que significa que a fase eliminatória começou na marca das semifinais. O Uruguai venceu a Iugoslávia por 6 a 1 nas semifinais e derrotou a Argentina por 4 a 2 na final. Então, oficialmente, esta foi a primeira Copa do Mundo que o Uruguai ganhou.

Vitória na Copa do Mundo de 1950

O Uruguai precisaria esperar até 1950 para saborear o sucesso da Copa do Mundo mais uma vez. No entanto, devemos ressaltar que a Copa do Mundo não foi disputada em 1942 ou 1946 devido à Segunda Guerra Mundial. Então, na verdade, eles só não conseguiram vencer a Copa do Mundo em duas ocasiões distintas antes do torneio de 1950 – nada mal, na verdade. Foram quatro grupos novamente neste torneio, e um total de 13 seleções, assim como na Copa do Mundo de 1930. No entanto, esta foi a única vez que a Copa do Mundo não teve fase eliminatória.

As seleções que venceram o grupo passaram a jogar em um grupo final de 4 seleções, e o Uruguai saiu na frente com uma das maiores surpresas da história da Copa do Mundo. Eles venceram o Brasil no último jogo da fase de grupos para ganhar outra estrela da Copa do Mundo, tendo, agora sim, conquistado duas estrelas oficiais da Copa do Mundo!

Justificativa de quatro estrelas

Cobrimos as Olimpíadas de 1924 e 1928, bem como as duas vitórias do Uruguai na Copa do Mundo por um motivo muito específico. Essa é a única forma de explicar bem o raciocínio por trás das quatro estrelas do Uruguai na camisa. Claro, ninguém está contestando as duas vitórias na Copa do Mundo e as subsequentes estrelas adicionadas à camisa. Mas a grande disputa que se arrasta há anos diz respeito às duas vitórias olímpicas. E o debate chegou até as mais altas associações globais de futebol do mundo.

Alvaro RECOBA ostentando o novo emblema de 4 estrelas do Uruguai na Copa do Mundo de 2002 contra a França

No final das contas, a decisão à que essas autoridades chegaram é que, como esses eventos olímpicos eram torneios abertos e reconhecidos profissionalmente, eram equivalentes à Copa do Mundo dos dias atuais. A FIFA chegou a uma decisão sobre isso pela primeira vez em 1992, juntamente com outras respectivas autoridades de futebol responsáveis por eventos globais. Por isso, o Uruguai pode disputar a Copa do Mundo com quatro estrelas na camisa – a única seleção do mundo que tem essa exceção.

A razão para isso é que o Uruguai venceu os dois únicos eventos abertos e profissionais antes da Copa do Mundo ser estabelecida em 1930. E não parece que essas decisões serão revertidas tão cedo. Mais uma vez, o Uruguai estará disputando a Copa do Mundo com 4 estrelas acima do distintivo, então fique de olho no Catar.

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.