Histórias da Copa do Mundo: A icônica celebração de Marco Tardelli (1982)

Com a Copa do Mundo de 2022 no Catar prestes a começar, estamos fazendo uma retrospectiva da história da Copa do Mundo dos momentos bons, ruins e incríveis que ficam em nossas memórias até hoje e viverão para sempre.

Se há uma palavra para descrever o futebol italiano, essa palavra provavelmente seria paixão. E tem sido assim desde que a Itália competiu nos maiores palcos do futebol mundial. Claro, a Copa do Mundo é o ápice de todas as competições, porém a Copa de 1982 incorporou a paixão italiana como nenhuma outra. Estamos especificamente nos referindo à famosa celebração de Marco Tardelli na final da Copa do Mundo de 1982 contra a Alemanha. Seu gol pode não ter sido o gol da vitória, mas sua comemoração ganhou as manchetes.

De fato, sua comemoração conquistou manchetes e histórias por um total de 40 anos, já que estamos à beira da Copa do Mundo 2022. Isso por si só diz o quão lendária foi sua celebração, e você pode assistir essa celebração através do vídeo do Youtube compartilhado abaixo:

Como você pode ver, esta celebração demonstra verdadeira alegria, até foi nomeado uma das principais comemorações da Copa do Mundo de todos os tempos. Posteriormente, a Itália passou a vencer aquele jogo final contra Alemanha por um placar de 3 a 1. E quando Tardelli marcou este famoso gol, isso levou os italianos a frente por dois gols (2-0). Seu gol saiu aos 69 minutos diante de 90.000 torcedores, então esperamos que este seja um momento que ele simplesmente nunca esquecerá.

Mas para realmente entender como esse gol e comemoração foram especiais, você precisa entender a história de Tardelli. Então vamos abordar sobre isso antes de entrarmos nos detalhes sobre a sua celebração.

Uma introdução sobre Marco Tardelli

Marco Tardelli foi jogador de meio-campo defensivo da seleção italiana nos anos 70 e 80. Ele nasceu em Capanne di Careggine, Itália, em 1954, Tardelli fez sua estreia na Copa do Mundo pela Itália em 1978, e posteriormente competiu em mais duas Copas do Mundo em 1982 e 1986. Mas como você já viu, a Copa do Mundo de 1982 foi o que fez de Tardelli uma lenda do futebol. Talvez o mais surpreendente é que Tardelli marcou apenas 6 gols pela Itália em sua carreira, mas 1 desses 6 gols ficou na história.

Marco Tardelli durante a copa de 1982 na final contra a Alemanha em 1982
Marco Tardelli durante a copa de 1982 na final contra a Alemanha em 1982

Tenha em mente que a Itália teve atacantes que marcaram muito mais gols do que isso, mas Tardelli ofusca muitos deles apenas com esse gol. Com isso em mente, não foi apenas no cenário internacional que Tardelli se destacou. Ele também teve uma carreira de sucesso no clube, principalmente na Juventus, pela qual jogou entre os anos de 1975 e 1985, Nesse período, Tardelli marcou 35 gols em 259 – nada mal para um cara que jogou principalmente como meio-campo defensivo.

Quanto ao seu estilo de jogo, Tardelli sempre foi conhecido por ser incrivelmente enérgico. Ele também tinha imensa resistência, bem como habilidade em campo. Por esta razão, muitos consideram Tardelli como um dos melhores jogadores italianos de seu tempo no meio-campo defensivo. Apesar disso, ninguém teria nomeado Tardelli como um herói da Copa do Mundo antes de 1982. Claro, ele sempre jogou razoavelmente bem pela Itália, mas para conquistar os corações dos fãs de todo o mundo, você precisa fazer algo especial.

Isso nos leva muito bem ao foco principal hoje – a celebração de Tardelli em 1982.

Sua celebração icônica – todos os detalhes

Você já viu o vídeo acima (esperamos), mas exatamente por que a comemoração de Tardelli entrou para história da Copa do Mundo? Afinal, o gol em si não foi fenomenal, embora ainda fosse muito bom. No entanto, o momento do gol, o momento e a adrenalina que Tardelli teve em campo é o que transformou isso de um gol padrão em algo espetacular. Vejamos os principais detalhes desta celebração e vamos identificar por que ela se tornou lendária agora.

Lágrimas instantâneas

Uma das coisas mais interessantes sobre o gol de Tardelli foi que, quando a bola entrou, ele instantaneamente começou a chorar. Literalmente, alguns segundos depois da bola bater no fundo da rede, você podia ver as lágrimas escorrendo pelo rosto dele. Estamos todos familiarizados com as lágrimas que escorrem depois de uma grande vitória, uma derrota devastadora ou alguma outra ocasião emocional em campo. Mas esta foi a primeira vez que milhares de pessoas viram alguém simplesmente explodindo de alergia após um gol. Há muitas fotos mostrando Tardelli com os punhos fechados, boca aberta e lágrimas escorrendo quando ele invadiu o campo depois de fazer 2 a 0 para a Itália.

O próprio Tardelli já foi questionado em várias ocasiões sobre o que motivou as lágrimas instantâneas após o gol. E ele afirmou que quando ele marcou, toda a sua vida passou pela cabeça, quase como um filme incrivelmente rápido. Ele até comparou o sentimento com o que ele imagina que as pessoas sentem quando estão perto da morte, o que pode parecer uma comparação estranha, mas faz sentido. Tardelli também afirmou que sonhou com esse momento quando era criança, o que tornou ainda mais especial – e emocionante!

Gritos de ‘gol’

Se você pensou que as lágrimas instantâneas já eram o bastante, você não viu nada. É claro que o mundo inteiro sabia naquele momento que Tardelli havia marcado um golaço para a Itália na final de 1982. No entanto, parece que Tardelli queria confirmar verbalmente o que tinha acabado de fazer. Enquanto corria pelo campo, só Deus sabe para onde, ele gritava visivelmente “gol”. E isso significa que ele estava gritando ‘gol’ em italiano. Mais uma vez, Tardelli não sabe por que estava gritando gol, embora a maneira como fez possa ser comparada aos comentaristas em certas partes do mundo.

Na verdade, ele estava gritando tão rapidamente enquanto corria pelo campo que é incrível que ele pudesse até recuperar o fôlego. Essa explosão de gritos adicionou um grau a mais de emoção que até mesmo os não italianos acharam impressionante e um tanto reconfortante.

Energia incrível

Se você perguntasse a qualquer torcedor ou colega de Tardelli sobre sua personalidade em campo, a única palavra que muitas vezes as pessoas diriam é “energia”. Ele tinha um motor que parecia nunca estar vazio, e isso também foi um fator essencial de sua famosa celebração. Mas como isso foi exibido? Bom, o fato de Tardelli ter corrido todo o campo após o gol diz tudo o que você precisa saber. Depois de chutar a bola para o gol alemão, ele se levantou e decolou como um velocista olímpico.

Tardelli confessou depois que não tinha a menor ideia para onde estava correndo. Ele apenas sabia que sentia uma explosão de energia que precisava liberar, e correr pelo campo parecia uma boa maneira de fazer isso. Tardelli correu para o banco italiano em sua comemoração, seguido por alguns dos outros jogadores italianos. Mas ninguém conseguiu pegá-lo” Sua energia era imparável naquele momento, e a polícia espanhola ainda teve que perseguir ele e outros pela linha lateral.

A cabeça balança sem acreditar

O último dos detalhes sobre os quais vamos falar está relacionado à demonstração dele de desacreditado. Como já abordamos, quando Tardelli marcou, ele começou a chorar, começou a gritar gol e correu o campo inteiro. Mas havia outro elemento que sentimos que resume a maneira como ele deve ter se sentido durante aquele momento. Enquanto Tardelli corria pelo campo, ele simplesmente não parava de balançar a cabeça. É como se ele soubesse o que fez, mas estava ainda confirmando que isso de fato era verdade. Pode-se até dizer que parecia uma batalha entre a mente e o corpo até que ele voltasse pra realidade.

Sua boca gritava gol, mas sua cabeça dizia que estava sonhando. Então novamente, quem realmente sabe a euforia que ele deve ter sentido naquele momento? Mas talvez o mais surpreendente de tudo, quando Tardelli é questionado sobre esses gestos ou sua celebração, ele afirma que mal se lembra. Ele ficou tão emocionado no momento que quase não se lembra de suas ações ou de qualquer outra coisa.

Tudo o que aconteceu desde o momento do gol até o momento em que ele teve que jogar novamente foi um borrão completo, afirma Tardelli.

Por que se tornou tão memorável?

Acreditamos que a razão pela qual esta celebração se tornou tão memorável consiste em duas partes. Em primeiro lugar, a celebração em si é algo que você pode assistir uma e outra vez. é impossível se cansar de assistir Tardelli exibir todas as suas emoções fortes em uma onda de energia, mesmo que isso tenha acontecido há 40 anos. E em segundo lugar, a comemoração se tornou tão famosa porque aquece o coração de todos que assistem, independente de suas lealdades nacionais no futebol.

Mesmo que você não seja um grande fã da Itália no futebol, como essa comemoração não fez os pelos da sua nuca se arrepiarem? É uma demonstração de pura euforia humana, e é incrivelmente raro ver uma emoção tão profunda na frente de milhões de espectadores.

Juliano Garcia Juliano Garcia

Apaixonado por esporte, sou um dos criadores do Minha Torcida.