Confirmado, em partes! Sim, conforme já dito por nós aqui mesmo neste site na última semana, a equipe norte-americana Haas de Fórmula 1 confirmou na manhã desta segunda-feira (07/03) a dispensa ou demissão de Nikita Mazepin como piloto da escuderia.

Desta forma, um acento no grid de largada da temporada 2022 fica em aberto na Haas, acento esse que poderá ser ocupado por um brasileiro; aqui nos referimos a Pietro Fittipaldi, que poderá ocupar esse lugar em definitivo, porém, ainda não oficializado.

Até o momento, o chefão da equipe destacou que o piloto titular para a próxima temporada será comunicado até está quarta-feira - 09 de março, onde Gene Haas confirmou que Pietro Fittipaldi será o piloto para os próximos testes de pré-temporada, que serão realizados no próximo final de semana.

Nesta mesma quarta-feira, Nikita Mazepin dará uma coletiva para explicar sobre sua demissão.

"Pietro definitivamente estará nos testes. É para isso que ele está aqui, ele é nosso piloto de testes. Estamos analisando vários candidatos, vendo quem está disponível e como o que temos que lidar, mas teremos alguém até quarta-feira. Certamente gostaríamos de alguém um pouco mais de experiência de verdade, mas precisamos ver o que há para nós", destacou o chefão da equipe norte-americana.

Ainda segundo Gene Haas, o neto do bicampeão de F1 - Emerson Fittipaldi é o principal candidato a assumir este acento deixado por Nikita Mazepin, que fora demitidos por conta do conflito no Leste Europeu, onde ele destacou o porquê desta dispensa:

"Houve muitas críticas, intensas, sobre a invasão ucraniana e estava ficando avassalador. Não podemos lidar com tudo isso e nem nossos outros patrocinadores".

Além da demissão do piloto russo, a equipe também irá tirar toda e qualquer menção à bandeira russa de seus carros já no próximo teste de pré-temporada, que serão realizados no Bahrein.

Início da temporada 2022

A temporada 2022 da F1 inicia oficialmente no final de semana dos dias 18 a 20 de março, no entanto, antes disso receberá a segunda e última etapa de testes no circuito do Bahrein, nos dias 10 a 12 de março.